O que fazer para não tomar choque no chuveiro?

Perguntado por: ecruz6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.

10 minutos

O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.

Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico. Para evitar esse problema o fio fase fica na entrada da esquerda do disjuntor, o fio terra na entrada do meio e o fio neutro na direita.

A água dentro do chuveiro está em contato direto com esta corrente elétrica fluindo pela resistência. Á água pura não é um condutor elétrico, mas em compensação a água mineral ou que contenha sais minerais é um ótimo condutor de eletricidade.

Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis.

O aterramento de chuveiro é uma medida de segurança que tem como objetivo evitar que as pessoas entrem em contato com descargas elétricas, que é o mesmo que tomar um choque. Por isso, é importante que você conheça a importância desse procedimento e saiba como ele é feito.

O tempo todo estamos nos carregando e descarregando. Muitas vezes nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente.

As manifestações da eletricidade estática são observadas, principalmente, em locais onde a umidade do ar é muito baixa, ou seja, locais secos. Ao manusear um agasalho de lã sintética, por exemplo, é possível ouvir pequenos estalos que ocorrem em razão das descargas elétricas que acontecem entre seus fios.

Nesse caso, um simples aperto de mão em outra que não tem a mesma carga estática podem fazer com que ambas sintam um leve choque, pois o excedente de carga em uma das pessoas se distribui, passando parcialmente para a outra. O mesmo princípio acontece quando encostamos em um carro.

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

45 litros

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome de135 litros de água. Se você fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir o tempo do banho para 5 minutos, seu consumo cai para 45 litros.

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida. Isso porquê, um dos motivos que impedem essa ação é a grande potência elétrica exercida pelo equipamento. Por isso, não se deve usar tomadas nesse tipo de conexão.

127V

Nas regiões muito quentes, a instalação dos chuveiros é de 127V. Isso porque, a voltagem maior permite a instalação de chuveiros com maior potência e que, assim, esquentam mais a água. Casas em que a tensão é 220V costumam ter todos os pontos com essa voltagem, inclusive nos banheiros.

O fio neutro pode surgir por meio do Center Tap de uma bobina, ou seja, o contato que acontece na metade do enrolamento desse indutor. Assim também, o ponto neutro se forma, a partir da ligação da conexão no formato de estrela em um transformador.

Segundo a NBR-14136, olhando a tomada de frente, notamos o pino central um pouco acima dos outros dois pinos. Este é o TERRA. O cabo de NEUTRO deve estar no pino da ESQUERDA. A FASE está no pino à DIREITA, no caso de uma instalação monofásica.

deionizada e a água desmineralizada não conduzem. bem energia elétrica e que água com sal conduz. eletricidade.

Resposta verificada por especialistas. Não se deve dar água para beber quando a pessoa leva um choque elétrico, já que ela pode gerar uma espécie de "descarga interna'" no corpo, produto da estática que fica nele após o choque elétrico, o que pode gerar uma parada cardiorrespiratória.

Quanto à ingestão de água após o choque elétrico, não há um tempo específico para esperar antes de beber água. No entanto, se a pessoa estiver em estado de choque ou apresentar queimaduras, pode ser necessário adiar a ingestão de água até que ela seja avaliada por um profissional de saúde.

Desligue a energia
Depois de analisar se a fiação e o disjuntor são suficientemente adequados para a potência do chuveiro que será instalado, dirija-se até o disjuntor geral da sua residência, desligue o circuito correspondente ao banheiro ou à área onde o chuveiro será instalado.

No modo verão, o chuveiro consome algo em torno de 2.100 a 3.500 watts. Para calcular o consumo por hora que o chuveiro fica ligado (KWh), basta dividir esse valore por 1000 e, em seguida, usar a seguinte regra: Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em KWh.

Os modelos de chuveiro elétrico exigem que a troca da temperatura seja feita apenas com o aparelho desligado para evitar danos à resistência.