O que fazer para não ter que usar óculos?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 13 votos

As lentes de contato são a solução mais simples prática para deixar de usar óculos. Elas corrigem todas as Ametropias ou Erros de Refração: Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo. Além disso, podem ser usadas também nos casos de Presbiopia.

Não é possível o grau do óculos diminuir naturalmente, a única exceção são casos raros de hipermetropia em pessoas muito jovens, que ao crescerem ajustam a correção ocular. No entanto, na maioria dos casos só é possível diminuir o grau dos óculos por meio da cirurgia refrativa.

Se exercite com frequência. Proteja seus olhos contra luz UV nociva. Adote uma dieta saudável e balanceada. Mantenha as suas consultas em dia.

5 dicas para melhorar a visão

  1. #1 – Alimente-se bem. Já ouviu falar nos alimentos que contribuem para a qualidade da visão? ...
  2. #2 – Faça exercícios físicos regularmente. A prática de exercícios físicos não contribui apenas para a boa forma corporal. ...
  3. #3 – Proteja os olhos. ...
  4. #4 – Descanse os olhos. ...
  5. #5 – Não fume.

Não usar o óculos de grau não piora o problema de visão. O óculos é um meio de ajudar a visão a funcionar corretamente e não tem o poder de corrigir, curar ou prejudicar o distúrbio genético. O que não significa que não usar óculos de grau não afeta em nada no bem-estar do indivíduo.

Quanto custa à cirurgia de astigmatismo? O valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, até porque existe mais de uma técnica cirúrgica e é preciso avaliar qual é a mais adequada em cada caso. Em geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho.

Aumentar o tempo em ambientes abertos, fora de casa e longe de 4 paredes. Quanto mais tempo em ambientes abertos, menos chance de aumentar o grau. Os estudos recomendam que, idealmente, as pessoas fiquem pelo menos 2 horas por dia nesses locais. Seja para fazer uma atividade física, caminhar, brincar, o que for.

Nos casos em que há progressão rápida da miopia, uma das estratégias é o uso de colírio de atropina. Outra opção é a ortoqueratologia, uma adaptação de lentes de contato gás-permeáveis, especialmente projetadas (chamadas lentes orto-k), para usar durante a noite.

Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

Embora muitos prefiram armações mais finas às armações de plástico mais grossas, elas realmente ajudam a esconder a espessura das lentes melhor do que outros materiais. Portanto, a regra é simples: armações de aros mais grossos proporcionam melhores resultados em óculos com lentes para alto grau.

Atualmente, existem duas grandes soluções para que você possa voltar a enxergar normalmente sem o auxílio de óculos ou quaisquer outros artifícios.Um desses tratamentos é o Lasik, uma cirurgia de correção ocular. Esse tratamento é a alternativa mais popular para quem procura soluções para enxergar normalmente.

Passar muito tempo ao computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar constantemente a visita ao médico oftalmologista. São vários os comportamentos que adotamos no quotidiano (muitas vezes, sem nos apercebermos) e que nem imaginamos que podem estar a prejudicar os nossos olhos.

Passar muito tempo em frente às telas. Celular, tablet, notebook: as telas fazem parte da nossa rotina, mas a exposição da visão por um período prolongado a esses equipamentos pode resultar em problemas. Entre os riscos, estão a sensação de olho seco, fadiga ocular e visão embaçada.

A utilização de tablets, computadores e celulares, durante grande parte do dia, compromete as membranas plasmáticas das células oculares. O complicador é que, dessa forma, o hábito acaba prejudicando duas principais estruturas dos olhos: a retina e a córnea.