O que fazer para não ter pré-diabetes?

Perguntado por: ndantas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.

Não existe um tempo determinado para o pré-diabetes evoluir para diabetes. A evolução vai depender de um tratamento adequado e também de fatores como a genética e a idade. O tratamento da pré-diabetes inclui: Dieta adequada, perda de peso e exercícios físicos regulares.

A dieta para pré-diabetes consiste no consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas com casca e bagaço, legumes, cereais integrais e leguminosas. Além disso, deve ser incluído na alimentação proteínas magras e gorduras saudáveis, como o azeite de oliva, óleo de abacate e nozes.

Claro! Pré diabéticos e diabéticos podem sim comer pães e massas, atenção a quantidade apenas, e o ideal é sempre incluir proteínas (ovos, frango, queijo) e fibras (aveia, chia, pysilium) também, afim de melhorar o índice glicêmico contido nas massas e pães.

Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

Chá de dente-de-leão
Tanto as folhas quanto as raízes do dente-de-leão ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. E por isso, pode ser utilizado como uma opção natural para pacientes que apresentam pré-diabetes.

Isso porque algumas dessas frutas possuem o chamado índice glicêmico (IG) muito elevado (falaremos mais disso a seguir), o que faz com o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, comprometendo o controle do diabetes.
...
Alguns exemplos são:

  • Kiwi.
  • Mamão.
  • Pêssego em calda.
  • Abacaxi.
  • Cereja.
  • Uva passa.
  • Fico seco.

Para aqueles com diabetes que tomam regularmente os seus medicamentos, beber a quantidade recomendada de 3 a 5 xícaras de café ao dia , mesmo com um pequeno pico instantâneo do nível de glicose, que tende a cair na sequencia, e em nada irá afetar o nível de A1c , contanto que esta bebida esteja incluída na ingestão ...

Novo estudo mostra que o leite pode beneficiar quem tem diabetes e quem está fazendo dieta.

Mas, no geral, o leite desnatado costuma ser o mais indicado para quem tem diabetes. E é preciso priorizar o consumo da bebida pura, sem aditivos, uma vez que eles costumam ser açucarados ou conter substâncias (como a dextrose) que podem alterar os níveis de glicose no sangue.

Confira 5 dicas de como baixar a glicose naturalmente.

  1. COMA VEGETAIS SEM AMIDO. Todos os vegetais proporcionam excelente nutrição com muito poucas calorias. ...
  2. CONSUMA ALIMENTOS RICO EM FIBRAS. ...
  3. REGULE O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES. ...
  4. TENHA LANCHES DE EMERGÊNCIA À MÃO. ...
  5. PRATIQUE EXERCÍCIOS.

“O simples fato de ingerir a água saborizada (com limão cortado ao fundo do copo, por exemplo) já pode estimular o maior consumo de água e beneficiar a pessoa com diabetes na hidratação, que é uma das orientações principais nos casos de hiperglicemia”, afirma.

Na verdade, o diabético pode comer pão porque existem muitas opções saudáveis. Pães integrais como os de trigo integral, de centeio, os pães germinados e as variedades orgânicas de grão integral são ricas em vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

Mas outros feijões também podem ser uma excelente opção alimentar para pessoas com diabetes. Os grãos podem ajudar as pessoas a controlar os níveis de açúcar no sangue, porque, como carboidratos complexos, o corpo os digere mais lentamente.

Coma frutas com casca para baixar a glicose
Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte.

A glicose de jejum entre 100 e 125 mg/ dL é chamada de glicemia de jejum alterada. A partir de 126 mg/dL já temos o diagnóstico de diabetes. Na glicose sem jejum, valores acima de 140 mg/dL remetem ao diagnóstico de Intolerância à Glicose e acima de 200mg/dL, também temos o diagnóstico de diabetes.

Dar preferência a frutas com baixo índice glicêmico, como kiwi, morango, melão, abacate, maçã, pera, pêssego, laranja com bagaço. E sempre com fontes de fibras, como frutas com casca, farelo de aveia, linhaça, chia.