O que fazer para não ter enxaqueca com aura?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 20 votos

“Para controle adequado da enxaqueca com aura, a recomendação é a mesma da enxaqueca sem aura. Ou seja, controle do estresse, sono adequado, alimentação saudável, atividade física regular, evitar jejum prolongado e evitar bebida alcoólica.

A aura é causada por uma onda de depressão cortical (onda transitória de despolarização neuronal do córtex) mas não existe uma explicação fisiopatológica para a heterogeneidade dos sintomas visuais.

Os riscos da enxaqueca com aura
Segundo o especialista, quem apresenta a enxaqueca com aura tem maior propensão a desenvolver alguns distúrbios, como depressão, ansiedade e pânico.

De acordo com pesquisas, quem tem crises de enxaqueca com aura apresenta até três vezes mais chances de sofrer um AVC. Não raramente a enxaqueca com aura é confundida com outros problemas de saúde. Se for só dor de cabeça e falta de equilíbrio, muitos médicos dizem que é labirintite.

Sim, hoje em dia existem bons remédios para enxaqueca como o Naramig e o Sumax pro para abortar as crises de dor. Existem também remédio para profilaxia da enxaqueca, evitando novas crises, como o Propanolol e o Topiramato. Procure um médico para melhor acompanhamento.

Em pessoas com enxaqueca, o exercício aeróbio moderado e, menos comprovadamente, o exercício aeróbio vigoroso/intenso, ambos realizados 3 vezes semanalmente e 30 minutos cada sessão, têm mostrado resultados positivos na redução dos dias com enxaqueca ou duração das crises.

A enxaqueca com aura não tem causa definida, e, portanto, não possui um tratamento específico, mas normalmente são indicados medicamentos que aliviam os sintomas e reduzem a dor de cabeça, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno.

A dor da enxaqueca com aura ocorre geralmente na parte frontal da cabeça, de um ou ambos os lados das têmporas. Ela pode ser estável ou pulsátil. A dor de cabeça da enxaqueca com aura pode durar de quatro a 72 horas.

A aura geralmente dura 05 a 60 minutos e pode incluir muitos sintomas como: Sintomas visuais: Pontos cegos. Linhas em zigue-zague que flutuam pelo campo de visão.
...
Outros sintomas:

  1. Formigamento em um lado do corpo.
  2. Fraqueza muscular.
  3. Incapacidade de falar com clareza.

Cefaleia em salvas
Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos. Um dos olhos é acometido de uma dor muito forte, que pode ser percebida tanto na órbita quando no fundo dos olhos.

4 remédios caseiros para enxaqueca

  1. Chá de tanaceto. O tanaceto, conhecido cientificamente como Tanacetum parthenium, é uma planta medicinal que tem forte efeito sobre a enxaqueca, ajudando a aliviar a dor, mas também prevenindo o aparecimento de novas crises. ...
  2. Chá de gengibre. ...
  3. Petasites hybridus. ...
  4. Chá de valeriana.

Estresse: em excesso pode provocar crises. É importante saber controlar as atividades do dia a dia, assim como uma rotina balanceada entre trabalho, lazer e família. Cheiros fortes: pacientes com enxaqueca crônica também podem ter hipersensibilidade a certos odores, como de produtos de limpeza ou cosméticos.

Suas formas de manifestações são: pontos pretos (escotomas), pontos brilhantes (cintilações) e imagens em ziguezague (espectros de fortificação) que surgem em uma parte do campo visual e pouco a pouco vão se espelhando e crescendo.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Diferença entre Enxaqueca e AVC
Por exemplo, enxaqueca com sintomas de aura pode incluir formigamento ou ver luzes brilhantes ou formas na linha de visão. Os sintomas do AVC incluem fraqueza em um lado do corpo, dificuldade em falar claramente ou rosto caído.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores.

Exercícios para ver a aura
Fixe seu olhar em uma cartolina de cor azul por 5 minutos, evitando ao máximo piscar os olhos. Em seguida, olhe para a pessoa que deverá estar na frente de um fundo branco. Você verá a imagem da sua aura. Esta técnica é bem simples pois você usará sua intuição.

Em cima do dedo indicador dela, no papel, faça um ponto com uma caneta. Em seguida, peça para a pessoa esticar o braço o máximo possível, sem mover a mão. Fique observando o ponto que você fez e, após 30 segundos, observe a cor da névoa que vai se formar ao redor da mão. Pronto, você achou a cor da aura!