O que fazer para tirar os cravos do nariz?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Algumas opções para tirar cravos do nariz em casa incluem:

  1. Lavar o rosto diariamente. ...
  2. Usar esfoliantes físicos. ...
  3. Usar esfoliantes químicos. ...
  4. Aplicar uma máscara de argila verde. ...
  5. Usar máscara de carvão ativado.

Aquecer água em uma tigela, deixar produzir vapor suficiente e colocar o rosto onde não há risco de se queimar, mas que chegue vapor suficiente. Ficar alguns minutos e retirar-se, apertando imediatamente a área onde houver cravos. Graças ao calor, a pele abre seus poros e facilita a limpeza.

Se em algum momento você já se perguntou o motivo de ter uma concentração bem maior de cravos (pretos, principalmente) no nariz, a resposta é simples: Essa região faz parte da zona "T", que é a mais oleosa do rosto justamente por ter uma grande quantidade de glândulas sebáceas concentradas.

Passe uma camada de pasta de dente nas áreas afetadas e deixe secar completamente. Em seguida, esfregue com delicadeza para ajudar a remover os cravos dos poros. Lave e seque o rosto outra vez. Em vez de usar os dedos para passar a pasta de dente na pele, você pode usar uma toalhinha com azeite ou óleo de amêndoas.

Os dermatologistas alertam também que espremer não deve ser uma opção, por mais que você adore fazer isso: é que quando você espreme um cravo, pode estar na verdade empurrando o sebo e as bactérias para o fundo do poro, causando inflamação, uma uma espinha e evoluir o quadro até para uma cicatriz.

Mas totalmente contraindicado pela dermatologista Mônica Aribi. “Isso é um absurdo. A cola pode penetrar pelo orifício e aí sim o cravo não sai porque ela tampa a saída. Além disso, a cola é tóxica, não se deve passar produtos na pele que não são próprios para ela”, comenta.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

4- Extração dos cravos: uma opção para retirar os cravos sem causar irritação na pele é usar dois cotonetes para pressionar exatamente ao lado de cada cravo. Há também produtos eletrônicos que desempenham essa função.

Misture em um recipiente o café em pó e o azeite de oliva ou água. Depois de formar a consistência de uma pasta, é só aplicar no rosto massageando bem, principalmente nas regiões do rosto com mais cravos. Deixe agir por 5 minutos e lave o rosto.

O que acontece se você não remover cravos? Os cravos são um tipo de acne e, se não forem tratados, podem esticar a pele ao redor do poro. Somerville acrescenta: “Os cravos também podem ser teimosos após as extrações.

O processo consiste em aquecer um pouco de água, colocá-la em uma tigela, deixar o rosto próximo ao líquido - mas sem encostar - e ficar ali por alguns minutos até que os poros se abram e fique mais fácil remover os cravos. Aqui, portanto, é importante tomar o devidos cuidados na hora de "espremer" os pontinhos pretos.

Funciona assim: você a posiciona nas laterais do cravo, pressiona a pele, em seguida une as extremidades e pronto, basta puxar a gordura que está no poro.

Esfoliação com açúcar e água

  1. Misture três colheres de açúcar com um pouco de água até formar uma pasta;
  2. Aplique sobre a pele limpa e seca com movimentos circulares;
  3. Depois de esfoliar todo o rosto, lave com água corrente;
  4. Remova todos os resíduos da máscara e seque o rosto com uma toalha.

A limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista, pois limpar a cútis não significa apenas tirar comedões (cravos) e acne, mas sim remover células mortas, o que uniformiza e melhora o aspecto da pele.

2) Aplique um bom hidratante facial após a limpeza
Você pode até duvidar, mas a hidratação é fundamental para quem sofre com o excesso de oleosidade na pele e cravos. Por isso, é importante investir em um hidratante facial pela manhã e à noite.

Pasta de dentes não foi feita para ser aplicada em acne (espinha) e em nenhuma lesão de pele. Além de não haver benefício no uso, você ainda corre o risco de ocorrer uma irritação na pele. Procure um Dermatologista para tratar essa intercorrência e para um tratamento apropriado e eficiente para sua acne.