O que fazer para não suar no calor?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Como evitar suor excessivo no verão?

  1. Beba bastante água para o corpo conservar a temperatura interna equilibrada. ...
  2. Evite bebidas efervescentes e alcoólicas.
  3. Procure se exercitar no início da manhã, quando o sol ainda está baixo, ou ao final da tarde, quando ele estiver se pondo.

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

A hiperidrose é o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura, e costuma ser uma condição primária (não o sintoma de outra doença) e localizada em algumas partes do corpo.

Os chamados alimentos termogênicos, como o café, o chá verde, o alho e a cebola, aceleram o metabolismo e aumentam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina. O resultado é maior transpiração. O mesmo acontece com proteínas e carboidratos em excesso. Não é só isso.

Suor e perda de peso
Aquelas (muitas) gotas de transpiração durante a atividade não são sinônimo de emagrecimento ou de perda de gordura. Suar é apenas um sinal de que seu corpo, naquele momento, é capaz de regular a temperatura interna.

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

De acordo com a expert, o suor é composto por cloreto de sódio, o que desidrata os fios, e ainda pode prejudicar o couro cabeludo. “Ele pode mudar o pH do couro cabeludo e a sua microbiota, o que a longo prazo causa seborreia, já que a umidade colabora para a proliferação de fungos”, explica.

A sudorese auxilia no processo de termorregulação, que nada mais é do que o controle da temperatura corporal, assim como na hidratação da pele e no equilíbrio de fluídos e eletrólitos. O suor é formado principalmente por água, eletrólitos, sais minerais e aminoácidos.

Mantenha-se hidratado, pois o corpo tende a suar mais para resfriar-se. Procure incorporar atividades que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade em sua rotina. Muitas pessoas lidam melhor com o estresse através da meditação, música ou caminhada.

Um excelente remédio caseiro para hiperidrose, que é sudorese excessiva, é tomar regularmente a infusão de sálvia, uma vez que a planta possui propriedade anti-sudorífica, que impede e regula a produção excessiva de suor, sendo útil em casos estresse, ansiedade e durante a menopausa.

“Alimentos ricos em clorofila como couve, espinafre, agrião e rúcula também ajudam a neutralizar o odor”, afirma a nutricionista. Na hora de escolher o produto que vai protegê-lo da transpiração excessiva é preciso estar atento.

Outras dicas para acabar com o mau cheiro
Além da alimentação, outros cuidados como evitar usar a mesma roupa duas vezes, remover os pelos das regiões que mais suam e usar desodorantes que sejam antitranspirantes e antibacterianos também ajudam bastante a reduzir o mau cheiro do corpo.

Suar é sinal de que o exercício está fazendo efeito? - Como o suor representa uma liberação de água para conter o aumento da temperatura, então indiretamente, sim, o exercício está fazendo algum efeito, está aumentando a taxa de metabolismo, ou seja, aumentando a produção de calor - explica o médico do esporte.

Muita gente deixa de se agasalhar enquanto sente o calor decorrente do exercício físico. Isso pode afetar o organismo, que trabalha para se recuperar do esforço e pode dar sinais de baixa defesa para combater contaminações ou doenças.

Suar não significa perder gordura. O suor é apenas uma reação do nosso organismo para controlar a temperatura corporal. Além disso, existem pessoas que suam excessivamente, sofrendo de hiperidrose.

O suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura corporal, não representando gasto calórico e de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro de emagrecimento, além de também não ser indicativo de que a atividade física teve efeito ou não.

De acordo com o Dr. Renato Pazzini, dermatologista pela USP, o ideal após o treino é lavar o cabelo. “O suor que se acumula no couro cabeludo altera o pH da pele e cria um ambiente mais propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Além de deixar os cabelos com aspecto mais oleoso e com frizz”, explica.