O que fazer para não ser uma pessoa hipócrita?

Perguntado por: lvasconcelos2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos
  1. 4.1 Conhecer a si mesmo.
  2. 4.2 Ter empatia pelos outros.
  3. 4.3 Prezar sempre pela verdade.
  4. 4.4 Assumir as consequências dos seus erros.
  5. 4.5 Reconhecer que não é melhor do que os outros e evitar os julgamentos.
  6. 4.6 Evitar ficar perto de pessoas hipócritas.
  7. 4.7 Batalhar pelas suas conquistas sem desejar o que é do outro.

A palavra hipócrita deriva de uma palavra grega que significa “ator”. O hipócrita é alguém que finge ser algo que não é para receber reconhecimento ou sair lucrando. A hipocrisia é uma conseqüência do orgulho.

Existem vários tipos de hipocrisia. Há aqueles que exibem grandes atributos para esconder princípios morais obscuros: o racismo, o machismo, uma mente retrógrada. No entanto, o tipo de falsidade que mais abunda é a daquela pessoa que busca se encaixar, ser aceita e até mesmo louvada.

substantivo masculino e feminino Quem finge ter uma opinião que não tem, uma personalidade que não possui, normalmente buscando esconder sua verdadeira forma de pensar e de agir; dissimulado. Pessoa que dissimula qualidades que não têm; quem finge sentir o que não sente; falso, farsante.

No mundo atual, a palavra “hipócrita” às vezes se refere às pessoas que dizem uma coisa e fazem outra. Mas a palavra grega traduzida como “hipócrita” significa um ator de palco. Figurativamente, significa um mentiroso ou um fingido — alguém que nem mesmo está tentando ser autêntico.

Hipocrisia significa “falsidade”, “fingimento”, “dissimulação”. Logo, o hipócrita é o individuo que finge ser aquilo que não é, ou seja, ele simula a bondade e as qualidades que de fato ele não tem.

Jesus condena o pecado da hipocrisia.
Eles faziam essas coisas não por terem fé mas pelo desejo de parecerem justos aos olhos das outras pessoas.) Que “coisas mais importantes” o Senhor disse que eles haviam omitido? (Ver Mateus 23:23.)

1 falsidade, dissimulação, fingimento, farsa, disfarce, sonsice, imposturice, impostura, simulação, insinceridade, deslealdade, duplicidade, mendacidade, tartufice, tartufismo, jacobice.

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque pagais o adízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. 24 Condutores cegos! que coais o mosquito e engolis o acamelo.

Como mencionado acima, a hipocrisia é moeda de passe a algum objeto de valor na sociedade. Os indivíduos percebem que precisam construir determinada identidade a fim de obterem certos privilégios com relação aos demais.

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

“O hipócrita é uma pessoa que finge, lisonjeia e engana porque vive com uma máscara no rosto, e não tem a coragem de enfrentar a verdade. Por isso, não é capaz de amar verdadeiramente: limita-se a viver pelo egoísmo e não tem a força para mostrar o seu coração com transparência”.

Hipocrisia são as pessoas que acham uma falta de respeito você vaiar o presidente ou a presidenta durante a abertura da Copa do Mundo ou das Olimpíadas, entretanto, não pensam ser uma falta de respeito á forma como ela e seus afiliados tratam diariamente os cidadãos da Nação.

Significado de Hipocrisia
Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente. Etimologia (origem da palavra hipocrisia). A palavra hipocrisia deriva do grego "hypokrisía,as", com o sentido de dissimulação, fingimento.

Falsidade é uma característica daquilo que é falso, que é contrário à verdade ou à realidade. O significado de falsidade está relacionado a tudo o que diz respeito à mentira, à calúnia, à enganação, à deslealdade.

Assim, nesta época, ao mencionar qualquer artista que exercia o ofício de ator, os gregos empregavam a palavra “hypokrités” que simbolizava, artisticamente, a pessoa que representava, utilizando-se de várias faces, por conta do uso de máscaras diferentes.