O que fazer para não ser reprovado no exame prático?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Como passar na prova prática do Detran?

  1. Não vá para a prova com dúvidas. Você deve prestar atenção ao instrutor durante as aulas. ...
  2. Treine seus pontos fracos. ...
  3. Reduza a ansiedade. ...
  4. Descanse bem no dia anterior. ...
  5. Pesquise para saber o que costuma ser cobrado. ...
  6. Conheça o carro. ...
  7. Esteja atento aos detalhes. ...
  8. Realize as ações devagar.

Falhas gravíssimas: dicas para não reprovar na prova prática do Detran

  1. Usar capacete com viseira fechada;
  2. Tomar cuidado para não avançar sobre o meio fio;
  3. Não bater ou derrubar nenhum cone;
  4. Manter o equilíbrio sobre a prancha.

De acordo com o Detran, os examinadores avaliam se os candidatos possuem condições para atuarem no trânsito sem fornecer riscos aos demais habilitados, passageiros e pedestres. “A CNH não é um direito do cidadão, ela é uma concessão. O documento é concedido em confiança aos conhecimentos e habilidades demonstradas.

A cada comando do examinador, procure primeiro pensar no que vai fazer para depois agir. Lembre-se, você treinou e se preparou durante as suas aulas. Agora é hora de dar o seu melhor e lembrar que esta não é a única nem a última oportunidade. Portanto, confie no seu potencial, mas não se autopressione.

Mantenha a confiança em alta
direção. Portanto, mantenha a sua confiança em alta e tenha certeza de que você sabe dirigir e fará um ótimo exame. Lembre-se que manter a calma é fundamental para conseguir se concentrar e fazer o que você sabe!

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.

não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente; não usar devidamente o cinto de segurança; perder o controle da direção do veículo em movimento; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

Será considerado reprovado na prova prática de direção veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a 3 (três). Veja a relação completa de faltas por cada tipo, com dicas e observações para te ajudar a garantir a aprovação!

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação. A cada reteste, é paga taxa no mesmo valor do primeiro teste (R$ 21,50) diretamente nos postos do Detran.