O que fazer para não ser parado em blitz?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Depois de ter parado o carro, é manter a calma desde a hora de pegar os documentos até descer do carro. Movimentos bruscos podem ser suspeitos e deixar você ainda mais tempo na blitz por causa da desconfiança dos agentes.

Além da multa de aproximadamente R$ 3 mil (conforme o Estado), você pode ficar com direito de dirigir suspenso por um ano inteiro e, ainda, terá a CNH recolhida, conforme a região de onde você for.

Como recuperar a CNH depois de ser pego na Lei Seca
O primeiro de todos é, obviamente, esperar o prazo de suspensão vencer. O outro é realizar o curso de reciclagem em qualquer Centro de Formação de Condutores e ser aprovado no teste.

Entre os dias que antecedem o Reveillón, os melhores horários para viajar ficam entre 00h e 7h e 22h e 00h. Na véspera do ano novo, 31/12, o melhor horário fica entre 00h e 5h.

Isso quer dizer que não há horário ou local definido para ela ocorrer. Ou seja, qualquer condutor pode ser abordado em uma blitz. Por isso, é preciso conhecer os direitos e deveres de quem aborda e de quem é abordado.

O objetivo de uma blitz policial é autuar possíveis motoristas que estejam comentando ou tenham alguma irregularidade. Eles irão basear toda a fiscalização no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A primeira solicitação do agente ao parar o seu veículo na blitz é checar os documentos de porte obrigatório.

A fraude acontece com a colocação, a aplicação dos adesivos sobre um ou mais caracteres da placa. Esses adesivos promovem o reflexo, ofuscando a câmera, impedindo assim a identificação da letra ou número.

Mantenha a calma e o respeito
A blitz policial não tem a intenção de prejudicar o motorista, muito pelo contrário. Essa é uma ação para manter um trânsito seguro para condutores e pedestres. Ela também serve para verificar se a sua documentação está em dia.

Quem foge da fiscalização policial, segundo a PRF, pode colocar a própria vida em risco, a de terceiros e também a dos agentes. Além disso, desobedecer à ordem de autoridade ou agente de trânsito é uma infração grave, com multa de R$ 195,23, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em hipótese alguma saia do veículo de forma brusca ou repentina, bem como com objetos nas mãos ou com estas em local que não seja visível, pois a principal preocupação do policial durante uma abordagem é com as mãos da pessoa abordada. Não admita abusos, nem falta de respeito por parte da autoridade policial.

Penalidades da Lei Seca
acréscimo de 7 pontos na CNH; suspensão do direito de dirigir por 12 meses; recolhimento do veículo (caso outro condutor habilitado e não alcoolizado não se apresente); detenção de 6 meses a 3 anos.

Em vigor Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005.

A Notificação de Autuação
Ele corresponde a 30 dias após a data da infração. A expedição, de acordo com a Resolução nº 918 de 2022 do CONTRAN, se caracteriza pela entrega da notificação aos Correios.

Pode ser realizada por qualquer PM com ou sem o respectivo mandado.

Caso ocorra o ato de empurrar o veículo próximo a blitz e a autoridade perceba que trata-se de uma forma de burlar a fiscalização, o motorista poderá ser autuado. “É muito comum parar o carro e tentar fugir da fiscalização, seja empurrando o automóvel ou trocando de lugar com outro motorista.

Não existe lei de trânsito debaixo de chuva.

Desde novembro veículos não podem ser apreendidos
A Lei 13.281 /16, que passou a ter plena vigência a partir de 1º de novembro de 2016, dentre suas inúmeras novidades, revogou o artigo 262 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503 /97), artigo…

Provavelmente, a primeira solicitação do agente de trânsito, ao fazer uma abordagem no decorrer da blitz, é a checagem dos documentos de porte obrigatório. Dentre eles, estão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Dessa forma, conforme estipulado pela lei, divulgar blitz é considerado crime de trânsito, a penalização para esse tipo de crime é pena de prisão pelo período de um a cinco anos e sem direito à fiança, ou seja, inafiançável.

4. Waze avisa radar e/ou mostra blitz? O Waze é um aplicativo colaborativo e, assim, os próprios usuários sinalizam os locais onde os radares e blitz estão localizados. Para fazer isso, é só tocar em "Alertar" e selecionar a opção "radar" para escolher o tipo de radar no local.

O alcance de um radar que opera por ondas de rádio é de até 1 km. Com ele, é possível autuar por excesso de velocidade até 30 carros por minuto. Já no caso do LIDAR, temos um alcance bem maior, já que seu feixe luminoso pode alcançar veículos a até 2,5 km de distância.