O que fazer para não pegar conjuntivite de outra pessoa?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como evitar o contágio?

  1. Usar desinfetante sempre que tocar os olhos ou as secreções nasais;
  2. Evitar tocar no olho não infectado, após tocar no olho infectado;
  3. Evitar compartilhar objetos de uso pessoal;
  4. Evitar nadar.

Vemos muitos comentários nas redes sociais de adolescentes e pré-adolescentes que perguntam: “Como é que se pega conjuntivite?” A resposta: É muito fácil pegar conjuntivite — muito fácil mesmo. Tossir, espirrar ou tocar pode espalhar a infecção e esta pode alastrar-se como um fogo descontrolado nas condições certas.

O risco de exposição ambiental pode durar semanas, a menos que os itens contaminados sejam limpos e desinfetados.

Altamente contagiosa, principalmente durante os primeiros dias da manifestação, a conjuntivite tem maior incidência no verão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, os surtos de conjuntivite podem acontecer em qualquer época do ano.

O tratamento da conjuntivite normalmente consiste em compressa com água filtrada ou soro fisiológico e utilização da colírio lubrificante para aliviar os sintomas. O doente deve ficar isolado – sem ir à escola ou ao trabalho – para não transmitir a infecção.

Pode ocorrer por diferentes motivos, como infecção viral, bacteriana, irritação química, ou mesmo reação alérgica. A doença pode apresentar diferentes fatores desencadeantes, como vírus, bactérias, substâncias químicas, ácaros, epitélios de animais, pólen e poeira, por esse motivo acontece na temporada da primavera.

Acontece que, segundo ele, em quase todas as conjuntivites iniciais são virais e não há necessidade de ir para a emergência. “Basta lavar com água gelada ou soro fisiológico, que deve desaparecer sozinho”, completa.

A razão do afastamento por conjuntivite não é apenas o risco de contágio, mas a dificuldade de usar a visão e a proteção da córnea. Se a conjuntivite não for tratada ela pode até se tornar crônica. “Conjuntivites são muito sintomáticas e provocam coceira, incômodo a luz e dificuldade visual, devido a secreção.

A conjuntivite alérgica normalmente coça, deixa o olho vermelho, irritado e lacrimejando. Ela não é contagiosa. Pode ser causada por ácaros, pólen, esmalte, maquiagem, alguma reação alérgica da pessoa. Muitas vezes, a conjuntivite alérgica está associada com rinite, asma ou bronquite.

A doença exige afastamento social de familiares, colegas de trabalho e amigos para evitar a transmissão. Por isso, ao atender o paciente, o médico pode dar um atestado para que a pessoa fique em casa. De acordo com o especialista, a quantidade de dias de afastamento depende de cada caso.

O colírios que normalmente são utilizados incluem:

  • Conjuntivite viral: deve-se usar apenas lubrificantes, como o Moura Brasil;
  • Conjuntivite bacteriana: Maxitrol, tobradex, vigamox, biamotil, zypred;
  • Conjuntivite alérgica: Octifen, patanol, ster, lacrima plus.

Coçar os olhos pode agravar os sintomas da conjuntivite. A ação pode causar irritação adicional na conjuntiva inflamada, intensificando sinais como vermelhidão e irritação e aumentando a possibilidade de danos à superfície ocular.

A mais comum delas é a conjuntivite primaveril, ou febre do feno, geralmente causada por pólen espalhado no ar. A conjuntivite pode ser causada, também, por vírus e bactérias. Nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados.

Quanto tempo dura a conjuntivite nos seus diferentes tipos? Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular.

A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Dura, em geral, uma semana. O tratamento é feito com colírios e antibióticos.

“Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

Quanto tempo dura conjuntivite em bebê? O tempo de duração da conjuntivite varia de acordo com o tipo que acometeu o bebê e o grau de infecção. A bacteriana, por exemplo, costuma apresentar melhora em até 5 dias com o uso de antibióticos.

Colírio para conjuntivite bacteriana

  • Tobramicina;
  • Moxifloxacino;
  • Ofloxacino;;
  • Ciprofloxacino.