O que fazer para não ficar com cicatriz?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Troque o curativo diariamente, uma ou duas vezes, conforme a gravidade do machucado; Quando possível, massageie levemente a pele ao redor do machucado, com as mãos bem limpas. O objetivo é estimular a circulação e a cura; Nunca tire as casquinhas que se formar sobre o machucado.

Três excelente remédios caseiros para eliminar ou atenuar cicatrizes de feridas recentes na pele são a babosa e o própolis, pois possuem propriedades que ajudam a fechar a ferida e a deixar a pele mais uniforme. Já para reduzir a casquinha e a coceira da cicatriz, o mel é um ótimo remédio natural.

Nos primeiros dias após a cirurgia, a cicatriz apresenta a mesma cor da pele. Ela evolui para uma cor mais avermelhada e as vezes, até arroxeada. Esse processo pode variar de 3 a 6 meses. Após esse período, ela começa a clarear e a aparência esbranquiçada geralmente ocorre por volta de 1 ano ou mais de pós-operatório.

Com o passar do tempo, devido ao processo natural de renovação da pele, muitas ficam mais claras, mas não desaparecem até mesmo porque cada área do corpo apresenta um padrão de cicatrização distinto.

Geralmente, a cicatriz torna-se menos notável com o passar do tempo. Muitas cicatrizes, inicialmente inestéticas, tornam-se aceitáveis após um período variável de três a 18 meses ou mais. Isso é um processo natural de evolução da cicatriz.

Pode levar até 1 ano para o corpo concluir uma cicatrização, desde o momento da ferida até a sua fase de total maturação. O tempo para cicatrizar uma ferida aberta leva em consideração a profundidade do corte, a quantidade de camadas que sofreram lesão e o próprio tempo biológico de cada paciente.

A evolução normal das fases de cicatrização ocasiona, normalmente, uma cicatriz final com bom aspecto estético e funcional. Entretanto, qualquer interferência nesse processo pode levar à formação de cicatrizes inadequadas, alargadas e pigmentadas.

De forma geral, o aspecto da cicatriz pode mudar num prazo de até 2 anos - prazo para mudança de tamanho e coloração, principalmente. Na maioria dos casos, vemos que em até 6 meses, ja temos um resultado bastante satisfatório, porém algum "sinal" pode permanecer mesmo após bastante tempo.

Para amenizar a marca, aplique um creme clareador diariamente, que você pode encontrar em farmácias e lojas que vendem produtos estéticos. Porém, tenha cuidado ao aplicar o creme apenas em cima da cicatriz para que a pele fique em um tom uniforme. Do contrário, a pele em volta da marca ficará ainda mais clara.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.

É possível melhorar o aspecto da cicatriz com alguns tratamentos estéticos como o peeling químico, carboxiterapia, laser de CO2 e microdermoabrasão, por exemplo. É importante que esses procedimentos sejam feitos por um médico dermatologista, a fim de garantir a segurança do paciente.

Cicatrizes são marcas de tecido fibroso causadas por algum tipo de lesão sofrida na pele. As causas desses ferimentos podem ser diversas, sendo as mais comuns por algum tipo de trauma e procedimentos cirúrgicos, como a cesariana, por exemplo.

Existem várias técnicas para disfarçar cicatrizes cirúrgicas, que incluem procedimentos médicos feitos em clinicas de cirurgia plástica e estética, como micropigmentação corretiva, peeling, microagulhamento, aplicação de lasers fracionados, botox, entre outros.

Bom, primeiramente uma cicatriz se torna feia e indesejável por diversos motivos: 1) mal planejamento do cirurgião antes de executar o “corte”; 2) técnica errada de sutura, também por parte do cirurgião 3) cortes ocasionados por acidentes, como por exemplo corte com vidro ou queimaduras; 4) problemas do organismo da ...

2) A aplicação sobre cicatrizes recentes deve ser feita somente sob recomendação médica. Além de cicatrizes, o uso contínuo de Cicatricure Gel também reduz estrias.

Prevenção. “Para prevenir a formação de um queloide durante uma cicatrização, é importante utilizar protetor solar diariamente, além de proteger a região afetada do sol e usar cremes específicos”, recomenda a dermatologista Camila Meccia.