O que fazer para não estragar o cabelo com luzes?

Perguntado por: apadilha6 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Antes de fazer luzes no cabelo, é importante garantir que ele não esteja ressecado ou poroso. O cabelo ressecado e poroso fica mais fragilizado e propenso à quebra durante um processo químico, já que as cutículas estão mais abertas e a fibra capilar mais exposta.

Utilize shampoo e condicionador adequados para cabelos com luzes. Os cabelos com luzes devem ser lavados em menos vezes semanalmente, evitando o aumento do ressecamento. Para isso, aposte em shampoo e condicionador específicos para cabelos tingidos, com mechas ou luzes.

Shampoo roxo evita que as luzes fiquem amareladas
Uma das principais reclamações de quem faz luzes é a de que, com o tempo, as madeixas desbotam e ficam amareladas. Se esse for o seu caso, invista em um shampoo roxo, que neutraliza e corrige a cor do cabelo.

O retoque das luzes é de acordo com o crescimento capilar, mas costuma ser a cada seis meses. Já o das mechas é a cada três meses. Quando o assunto é reflexo, como as mechas são mais grossas e marcadas, exigem ajustes mais frequentes.

Adicione o shampoo roxo aos cuidados com os fios
O shampoo roxo é o cuidado mais conhecido para os cabelos loiros: ele ajuda a manter a cor mais neutra e evita que os fios fiquem amarelados.

"A descoloração pode deixar o cabelo enfraquecido e quebradiço porque, além dos pigmentos, também são retirados proteína e taxa lipídica. A cutícula fica muito dilatada, o que deixa o córtex exposto e desprotegido", explica o hairstylist Bruno Galhardo, expert Kérastase.

Cabelos com luzes: prefira shampoos transparentes
Os shampoos transparentes são os melhores para evitar qualquer alteração de cor nos fios, já que os cabelos descoloridos podem 'absorver' levemente a cor dos produtos.

As técnicas French Balayage e a raiz esfumada são as principais tendências de luzes para 2022 segundo César Augusto, hairstylist e embaixador de L'Oréal Professionnel. "French Balayage ultrapassa os limites de apenas produzir luz e, neste novo ano, libera criatividade e mistura mechas e colorações.

Como usar

  1. Misture a clara de ovo em um recipiente com a sua máscara preferida de hidratação;
  2. O ovo irá potencializar o efeito da sua máscara;
  3. É só aplicar no cabelo e deixar 20 minutos;
  4. Após, enxague o cabelo sem deixar resíduo e não é necessário passar shampoo ou condicionador.

1. Mel e banana

  1. Amasse as bananas com um garfo e misture com o mel até formar uma pasta homogênea. ...
  2. Aplique a mistura nos fios secos, do comprimento para as pontas e massageie bem;
  3. Abafe com uma toalha quente ou touca térmica e deixe agir por 30 minutos;
  4. Retire a hidratação, lave e condicione os fios como de costume.

Isso pode acontecer depois de uma descoloração, outros processos químicos ou mesmo pelos danos do dia a dia. A reconstrução ajuda a recuperar a fibra capilar, repõe a massa perdida e deixa os fios saudáveis novamente. O ideal é fazer o tratamento a cada duas semanas e ir aumentando o intervalo aos poucos.

A hidratação para cabelo com mechas loiras deve fazer parte da sua rotina semanal. Com a perda de nutrientes e proteínas que ocorre na descoloração, o fio passa a ter mais dificuldade de reter os tratamentos por muito tempo, então é preciso estar sempre repondo os ativos perdidos.

Os cabelos com luzes podem ser finalizados como qualquer outro cabelo e da forma que cada uma achar mais bonito. Cremes para pentear com proteção térmica ajudam a pentear os fios sem criar atrito, evitando a quebra.

No primeiro momento, logo após a descoloração, é imprescindível realizar tratamentos de reconstrução que recuperam os fios, fortalecendo a fibra e melhorando a penteabilidade e maleabilidade do mesmo.

Cabelo com luzes pode fazer botox capilar? Pode. Cabelos com luzes tendem a ser mais danificados justamente por causa do processo de descoloração. Por isso, o botox pode ser um grande aliado na hora de recuperar a saúde desses fios.

Em alguns casos pode acontecer o desbotamento da cor. Então, primeiramente e por segurança, realize um teste de mecha antes de aplicar o produto. E aí vai uma dica especialista da Forever Liss: indicamos que você faça a coloração 15 dias após o procedimento. Ou seja, nunca antes do botox e nem no mesmo dia.