O que fazer para não estourar a orelha no Jiu Jitsu?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Drenar – A melhor maneira de parar o processo das orelhas de Jiu Jitsu é a drenagem. Busque alguém que tenha experiência com a prática, de preferência um médico. Após ter habilidade total para o processo, você pode fazer em sua própria casa!

Os especialistas ouvidos indicam o uso de protetores específicos. “Evita quase 100% dos casos, mas não são todos os lutadores que se acostumam com ele”, observa Alexandre. Ele explica que, para prevenir a inflamação, é preciso que o sangue acumulado após a luta seja drenado o quanto antes.

"É causada pelo trauma constante das lutas, através dos atritos e esmagamentos sofridos durante os treinos e combates.

No caso de ser realizado uma drenagem, depende do tamanho do hematoma, mas geralmente entre quatro e sete dias já pode retornar aos treinos.

Os hematomas podem ser anteriores, posteriores ou ambos. A pele da orelha normalmente é densamente aderente ao pericôndrio e, se não for mantida sob pressão, a cartilagem abaixo pode necrosar ou deformar ao longo do tempo.

"É causada pelo trauma constante das lutas, através dos atritos e esmagamentos sofridos durante os treinos e combates. A inflamação pode levar à falta de vascularização nas orelhas que, por sua vez, pode provocar a morte do tecido.

Como tratar orelha estourada no Jiu-jitsu? Instalado o hematoma, a única maneira de corrigir a lesão é drenar o sangue e colar a cartilagem à membrana. Se isso não for feito imediatamente, só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, dificilmente a orelha recuperará seu formato original.

De tão deformada, ela fica parecendo uma couve-flor. Isso ocorre devido aos atritos e esmagamentos sofridos continuamente durante treinos e lutas, seja contra o chão, seja contra o braço do adversário, quando esse agarra o lutador pelo quimono.

O que ocorre com o deslocamento da cartilagem gera um coagulo de sangue, uma vez não retirado esse coagulo formasse uma camada fibrosa onde ocorre o surgimento de uma nova cartilagem sobre a lesionada, formando esse aspecto rugoso sobre o pavilhão auricular.

Cuidados com os dedos no Jiu Jitsu

  1. Alongue e faça exercícios com seus dedos. Existem diversas formas de fortalecer seus dedos. ...
  2. Treine sua pegada. ...
  3. Caso esteja com seus dedos machucado, não fique fazendo guerra de pegada neste período. ...
  4. Caso tenha dores e desconforto, pause o treino e faça gelo quando possível.

Batidas, erosões e torções repetidas machucam pequenos vasos e sangue é acumulado entre a cartilagem e a pele da orelha. Rapidamente forma-se um hematoma, visto como um abaulamento na orelha, vermelho e doloroso. Uma vez diagnosticado, o hematoma tem que ser drenado.

Orelha de couve-flor é a deformidade permanente causada pelo super crescimento de fibrocartilagem, que ocorre quando um hematoma auricular não é totalmente drenado. O hematoma auricular é uma coleção de sangue abaixo do pericôndrio da orelha, tipicamente secundário a trauma.

Você sabia que apenas 2% das pessoas do mundo conseguem de fato mexer as orelhas? Para alcançar esta habilidade de forma efetiva, é preciso fazê-lo sem mexer os músculos do rosto, como se fosse capaz de controlar os músculos das orelhas.

O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade. Os cuidados após furar a orelha são básicos.

Se as pessoas tiverem um abscesso (coleção de pus), os médicos fazem uma incisão para drenar o pus, permitindo que o sangue chegue novamente à cartilagem, e deixam um pequeno dreno no local por 24 a 72 horas. Os antibióticos são tomados por via oral. Compressas quentes também podem ajudar.

Segundo recomendações do Dr. Drauzio Varella, a limpeza com água e sabão neutro já consegue higienizar bem a área. É importante lembrar de secar bem depois, de preferência com uma toalha limpa. Uma prática que ajuda muito na limpeza é o uso de soro fisiológico, já que ele contém minerais que ajudam a recuperar a derme.

A otoplastia (cirurgia plástica de correção das orelhas), é a melhor opção para quem já tem as cartilagens formadas (a partir do sexto ano de vida) e deseja realmente modificar as orelhas de forma definitiva.