O que fazer para não engravidar na menopausa?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

Vários são os métodos contraceptivos que podem ser oferecidos para a mulher que está na perimenopausa, incluindo anticoncepcionais orais combinados ou só com progesterona, ligadura tubária, dispositivo intra uterino (DIU), hormônios injetáveis, implantes, além de métodos de barreira.

“Com isso, a taxa de gravidez de uma paciente com poucos ou mesmo sem óvulos passa a ser de 40% a 50% — e não mais de menos de 1%, como é com óvulos de mulheres na faixa dos 45 anos”, ressalta a especialista.

Um dos sintomas que a ajudará a saber se você está ovulando é uma dor localizada no local do ovário que está funcionando. Uma espécie de cólica concentrada. AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL: Durante os dias da ovulação, a temperatura do seu corpo aumentará entre 0,5 e 1 grau acima do normal.

É nessa faixa etária que podem ser percebidos os primeiros sinais de desaceleramento do metabolismo feminino, ocasionados pela queda hormonal. Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher.

Portanto, a pílula pode sim, ser usada criteriosamente em faixas etárias mais perto da menopausa.

A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.

LH. Assim como o FSH, o LH (Hormônio Luteinizante) é responsável pela ovulação e produção de progesterona. Seus valores podem variar de acordo com a fase do ciclo menstrual. Quando estão elevados, indicam a menopausa.

Pesquisa realizada pelo The Journal of The North American Menopause Society trouxe notícias animadoras para as mulheres com menopausa precoce. Assim, publicado no último dia 29 de março, o estudo-piloto mostrou que a retomada da menstruação é possível, assim como a gestação.

Uma mulher que costuma ficar sem menstruar por meses, sem qualquer previsibilidade de quando terá uma nova menstruação, pode ter ciclos anovulatórios (sem ovulação). No entanto, mesmo que uma mulher não menstrue, ela pode ovular.

Especialistas acreditam que os hormônios podem ter provocado o reinício do processo de ovulação, mas afirmam que as chances de uma gravidez natural após a menopausa são "infinitamente pequenas".

Conforme a ovulação vai se tornando rara, sua menstruação pode desaparecer por meses e depois voltar (6). Essa fase dura entre 1 e 3 anos para a maioria das pessoas, mas cada pessoa é diferente (6).

Os mesmos hormônios sintéticos que regulam os ciclos, na verdade, o fazem causando um “período falso”, também conhecido como sangramento de privação. Se você continuar tomando a pílula após atingir a menopausa, poderá continuar a ter sangramento de privação, mesmo que seu ciclo reprodutivo tenha terminado.

O DIU Hormonal é um tratamento altamente eficaz para ciclos menstruais fortes e também é usado para ajudar mulheres que entrarão na menopausa.

Atualmente, pode custar entre R$ 3.000 e R$ 8.000, dependendo da quantidade e do tipo do hormônio utilizado.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

Uma dieta rica em alimentos industrializados e processados, frituras, embutidos, sódio, açúcar e álcool, por exemplo, leva à inflamação crônica do organismo. O ideal, então, é que as mulheres aumentem o consumo de alimentos ricos em fitoestrogênios, vitaminas C, D, E, cálcio e ômega-3.

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa.

Com esse tratamento, há risco de engravidar? Se você iniciar sua terapia de reposição hormonal após a menopausa, isto é, quando você já não precisava utilizar métodos anticoncepcionais, a terapia de reposição hormonal, não vai lhe devolver a fertilidade.

Microvlar® não é indicado para uso após a menopausa.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

No entanto, a taxa de fecundidade feminina entra em declínio após os 35 anos. Assim, os especialistas recomendam que a idade máxima para engravidar de maneira natural seja aos 35 anos. A partir dessa idade, o processo se torna mais difícil.