O que fazer para não engordar no pós operatorio?

Perguntado por: areis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O ganho de peso após a cirurgia pode ser tratado seguindo algumas medidas.
...
Mudanças na dieta para perder peso após a cirurgia

  1. Concentre-se na proteína magra. ...
  2. Coma mais vegetais e frutas. ...
  3. Mantenha-se hidratado.

O cuidado com a alimentação no período pré-operatório é fundamental para garantir o sucesso do procedimento e uma boa recuperação, principalmente nos primeiros 30 dias. Diminua a gordura, coma mais frutas e vegetais e consuma muitos líquidos saudáveis. Mantenha esse ritmo após a cirurgia, de acordo com as orientações.

A retenção de água é conhecida clinicamente como edema pós-operatório. É uma das principais causas de ganho de peso após a cirurgia (2). O edema é o acúmulo de líquido entre os tecidos causado pela redistribuição das proteínas plasmáticas.

São ricos em açúcares, sódio, gordura hidrogenada, gordura trans, conservantes, corantes e adoçantes artificiais que também inflamam e prejudicam a cicatrização. Entre eles, estão salgadinhos, bolachas, macarrões instantâneos, sucos em pó ou néctares, refrigerantes, sorvetes, congelados e margarinas.

Frutas. As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Após uma cirurgia é comum existir dor ou incômodo no local, por isso, o médico normalmente recomenda o uso de medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios, que ajudam a controlar a dor e o inchaço, como dipirona, paracetamol ou tramadol, por exemplo, dependendo do tipo de cirurgia e da intensidade da dor.

Não há restrição ao consumo de farinhas.

Quer manter os resultados da abdominoplastia? O ideal é combinar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos regulares. Além de evitar ganhar peso, os exercícios físicos ajudam a assegurar excelentes resultados da abdominoplastia, com um abdômen mais plano, tonificado e com a pele mais firme.

Com a cirurgia de abdominoplastia já é possível ficar com a barriga chapada em 30 dias, sem pele sobrando. Já soluções como dietas e academias levam bem mais tempo para trazer resultados. Em torno de, no mínimo, seis meses. Isso, se forem dietas e treinos intensos e se a pessoa não tiver flacidez na pele.

A drenagem será recomendada para aliviar o inchaço. Além disso, a drenagem após a abdominoplastia pode ajudar tanto na recuperação, quanto no resultado. Pois, reduz hematomas, edemas, dor e até sensibilidade.

As cintas compressivas são fundamentais para a recuperação depois da lipo. Isso porque elas não só reduzem o inchaço, como também ajudam a moldar o corpo. Devem ser usadas nas primeiras 4 semanas ou pelo tempo que o médico achar necessário.

Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Converse com ele sobre o retorno as atividades físicas, relações sexuais e atividades de vida habituais. Geralmente 15 a 30 dias são necessários para o retorno a essas atividades e para pegar peso.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Frutas cítricas (goiaba, laranja, morango, acerola, caju, Kiwi, abacaxi, limão);

Somente o cirurgião sabe se houve algum sangramento mais excessivo no ato cirúrgico e então restringirá a dieta de maneira mais ostensiva . A banana e outras frutas são alimentos sólidos, como os demais que são proibitivos. A cirurgia tem no pós as feridas aberta, facilmente sangram.

Dentre as principais causas dessa, tem-se: A atelectasia, que costuma ocorrer nas primeiras 24hrs; flebite, nas primeiras 48hrs; infecção do trato urinário, em até 72hrs; infecção da ferida operatória em até 5 dias após; e abcesso/coleção intracavitária com um período de até 7 dias depois.

A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e anestesia. O ideal é investir em opções com mais nutrientes e menos processamento industrial.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

Laticínios, frituras e alimentos ricos em gordura (como o abacate), frutos do mar (como mariscos e caranguejo) e o chocolate ao leite também devem ser evitados.