O que fazer para não dar queloide na cirurgia?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Cuidados como evitar esforço físico, não carregar peso, restringir movimentações especificas para cada tipo de cirurgia, manipular corretamente dos curativos, não faltar aos retornos são fundamentais para uma boa evolução da cirurgia. Quanto mais você obedecer à ordem médica, menores são as chances de ter queloide.

Prevenção. “Para prevenir a formação de um queloide durante uma cicatrização, é importante utilizar protetor solar diariamente, além de proteger a região afetada do sol e usar cremes específicos”, recomenda a dermatologista Camila Meccia.

Sua formação acontece normalmente de 3 a 4 semanas após o processo de cicatrização se iniciar, e pode surgir depois dos 3 e 4 meses em quadros específicos.

Sabe aquela cicatriz que fica grossa, alta, coça muito e tem uma coloração diferente das outras? Ela pode ser um queloide, problema estético provocado por uma produção exagerada de fibras de colágeno durante o processo de cicatrização, que causa dor e coceira.

Confira as melhores opções de pomadas para reduzir queloide:

  • Contractubex. A Contractubex é uma pomada na forma de gel, indicada para o tratamento ou prevenção da formação de cicatrizes e quelóides após cirurgias ou queimaduras, piercings ou acidentes, por exemplo. ...
  • Kelo-cote. ...
  • Cicatricure gel. ...
  • C-Kaderm. ...
  • Celacyn hidrogel.

As dicas de ouro para cuidar das cicatrizes cirúrgicas são: – Hidrate a pele: o processo de cicatrização pode causar coceira na região afetada. Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar esse desconforto. – Não coce: essa sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e diminuirá com o tempo.

Como tirar cicatrizes do rosto?

  1. Peeling. O peeling é um excelente procedimento para corrigir a cor das cicatrizes e que pode ser feito com cristal, ativos químicos, vegetais, entre outros. ...
  2. Microagulhamento. ...
  3. Microinfusão de medicamentos. ...
  4. Bioestimuladores de colágeno. ...
  5. Laser. ...
  6. LED.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

O certo é usar a fita após a cicatrização da lesão. A pele não pode estar com inflamação e irritação. No máximo, é permitido pomada. Mas, apenas se o médico recomendar.

Após 15 dias e estando as cicatrizes secas, poderá aplicar pomadas que ajudam no aspecto da cicatriz (C-Kaderm, Cicatricure, Contractubex, Kelocote, Renopel) 1 x a noite por 2 meses.

Como saber se o que tenho e queloide? O quelóide é uma cicatriz anormal em indivíduos predispostos. É uma cicatriz endurecida que pode crescer além da área da lesão, é saliente, rosada, dolorida e pode apresentar prurido. Tem alta recorrência.

Queimaduras e lesões que demoram a cicatrizar são aquelas com maior risco de formação de queloides.

Pessoas com pele mais pigmentada têm maior tendência a quelóide? Sim. As pessoas de pele mais pigmentada têm 15 vezes mais chance de desenvolver quelóide do que pessoas de pele mais clara. A cicatrização dessas últimas costuma ser melhor, via de regra.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Cirurgia de reparo de cicatriz
Em alguns casos, a melhor forma de como eliminar queloide é por meio da remoção cirúrgica. Nesse procedimento, o médico secciona a área lesionada e utiliza pontos internos para fazer a sutura, favorecendo um novo processo de cicatrização.

No entanto, o ideal é justamente o contrário. Por isso as tiras de micropore ou silicone são indicadas para usar logo após a cirurgia. Ao comprimirem e fecharem a região do corte, elas contribuem para que as células se reproduzam de forma mais saudável, reduzindo as chances da cicatriz hipertrófica ou queloide.

Experimente a crioterapia para tratar queloides recentes.
A crioterapia diminui o problema, mas também pode escurecer a região da pele onde ele surgiu.

Costuma a surgir dentro de três a seis meses após a cirurgia, e só tende a crescer, coçar e às vezes até doer com o passar dos meses. Isso porque há um processo inflamatório e irritativo na pele, levando a uma produção exagerada de colágeno e consequente formação desse hipercicatrização.

Estudo Científico. Na prática, a cola cirúrgica (exemplo: Dermabond, Prineo) é usado mais como um curativo ou um reforço para os pontos realizados. Não há nenhuma diferença demonstrada em estudos científicos sobre o resultado final das cicatrizes usando os pontos com cola ou usando somente os pontos.