O que fazer para não dar larvas no arroz?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Para utilizar a água sanitária contra larvas e mosquitos, o melhor é dilui-la em água, na mesma proporção, e despejar sobre as larvas. Caso elas estejam dentro do saco de lixo ou da lixeira, basta fechar o saco ou o recipiente para que elas se sufoquem com o produto.

Carunchos são pequenos besouros que podem ser encontrados dentro dos pacotes de alimentos, como em sacos de arroz, farinhas, macarrão e biscoitos. Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção.

Não coloque o arroz na porta da geladeira e do congelador. Esta sempre é a parte que mais passa por variações em temperatura. Não guarde o arroz no gavetão do congelador. Ele retém parte da umidade e pode estragar os grãos em pouco tempo.

Eles utilizam garrafas pet para estocar alimentos desidratados, como arroz e feijão, que, se alocados da forma correta, podem durar até 30 anos.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Calma, essas medidas vão te ajudar a resolver o problema:

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

De acordo com a nutricionista Silvana Figueredo, os bichinhos em si não fazem mal! Entretanto, a especialista afirma que "com a presença deles, os produtos podem ter a sua qualidade e o valor nutricional comprometidos, já que podem ser transmissores de fungos e outros parasitas, que produzem toxinas nos alimentos".

Na verdade, porém, as larvas nascem de ovos postos por moscas, mas estes são tão minúsculos que são invisíveis a olho nu. Sendo os alimentos em decomposição a refeição ideal para as larvas, as moscas são ótimas a encontras peças de fruta podre na sua cozinha.

Após aproximadamente 24 horas, ocorre o nascimento das larvas. Estas geralmente ficam agrupadas, são vermiformes, esbranquiçadas, movimentam-se muito, não gostam de luz e alimentam-se ativamente. Após um período de 5 a 8 dias, as larvas abandonam a matéria orgânica onde estavam instaladas.

Assim, além da sujeira transportada pelas patas das moscas, ainda é possível, ao consumir um alimento por onde ela esteve, ingerir ovos que as fêmeas botam e que, depois de 8 a 24 horas, eclodem se formando larvas.

Se você observou um larva branca na cozinha, uma certeza já se pode ter: você está, sem querer, deixando material orgânico disponível. Claro, moscas não são nem um pouco agradáveis, ainda mais quando acabam depositando larvas.

O melhor é optar por potes hermeticamente fechados. Ao perceber a entrada dos bichos nos potes, dispense o alimento e lave cada um dos utensílios com bastante água e detergente neutro. Depois de fazer essa limpeza profunda, guarde os grãos em recipientes bem-vedados e fique de olho na validade.

Com todas essas informações, fica claro que o mais indicado para evitar as larvas é a prevenção contra as moscas e, para isso, a dica mais eficaz é deixar o lixo sempre tampado, melhor dizendo, lacrado. Às vezes não percebemos, mas uma pequena abertura já atrai um mosca fêmea louca pela oportunidade de colocar os ovos.