O que fazer para não criar cristais de gelo no sorvete?

Perguntado por: abittencourt8 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Evitar a formação de cristais de gelo é uma das principais dificuldades de quem prepara o sorvete em casa. Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento.

Além disso, é importante prestar atenção na hora de servir já que, quando mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derrete. Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida, formará cristais de gelo e perderá a cremosidade.

Normalmente, isso aparece porque os sólidos de leite não são hidratados e por falta de maturação (manter a calda por um período de 4 a 24 horas em temperatura de 2 °C a 5 °C antes de congelar). Consequentemente, as partículas secas se movimentam, se agrupam e formam pequenos grãos.

Evitar a umidade vai conservar o sabor e textura por muito mais tempo. Armazene-o no fundo do freezer: Coloque o pote de sorvete no fundo do freezer, pois a variação de temperatura é menor ao abrir e fechar a porta do freezer. A temperatura do fundo costuma ser mais baixa e isso ajuda a mantê-lo mais consistente.

CARESTAB

O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

Como já comentamos por aqui, no blog, a adição deste ingrediente dará consistência mais firme ao creme, evitará a formação de cristais de gelo e retardará o derretimento do produto final.

No sorvete, eles ajudam a evitar a formação de grandes cristais de gelo e criam uma textura suave e cremosa, além de um sabor rico. Sem os emulsificantes, o sorvete teria uma textura granulada e derretia rapidamente.

Para conseguir a cremosidade necessária use creme de leite, leite de coco e até mesmo gemas na lista de ingredientes. Isso irá garantir que o sorvete ganhe a cremosidade necessária e fique na textura perfeita. E experimente outros tipos de ingredientes como frutas, biscoitos e caldas!

– O leite tem gordura, mas, se você estiver procurando por mais cremosidade, é preciso adicionar ainda mais gordura na receita: creme de leite, leite de coco e até gemas de ovo podem ajudar a deixar o sorvete bem macio.

Os sorvetes devem ser armazenados a uma temperatura de -25°C. Já em relação ao transporte e logística, o caminhão deve ser refrigerado com uma temperatura em torno de -18°C. Para servir, o ideal é que a sobremesa esteja na temperatura de -12°C”, orienta Henriques.

É importante conservar o sorvete corretamente no freezer para evitar que ele congele excessivamente. Aqui estão algumas dicas para uma conservação adequada: Mantenha o freezer sempre na temperatura recomendada, entre -18°C e -20°C. Evite abrir o freezer frequentemente, pois isso pode causar oscilações de temperatura.

Atualmente, o sorvete é feito basicamente com água (presente na composição do leite ou das frutas incorporadas à receita), adoçante (que pode ser açúcar ou xarope de milho) e gordura de leite, que é responsável pela textura macia desse alimento.

A liga de sorvete tem a função de estabilizantes e emulsificante, que são utilizados para misturar os ingredientes e estabilizar a incorporação de ar para que o sorvete não perca a qualidade. Os emulsificantes têm a função de misturar a água e a gordura de um alimento.

A sensação de esfarelado no sorvete é causada pelo descongelamento parcial do sorvete e posterior congelamento. Quando esse processo ocorre temos um congelamento mais lento do que temos durante sua produção formando cristais de gelo maiores, que proporcionam a sensação áspera e quebradiça.

Você aprendeu que a gema de ovo também pode ser utilizada como emulsificante caseiro, sendo mais saudável e acessível que os industrializados. Ela tem essa propriedade porque contém lecitina, um tipo de gordura que ajuda a misturar óleo e água.

Para quem não conhece, a liga neutra serve para unir os ingredientes e o emulsificante para aerar e dar volume. Ambos vendem em casas de produtos para confeitaria e em alguns supermercados.

Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme. Você perceberá uma textura leve e firme, deixando o sorvete perfeito para o paladar.

Os estabilizantes naturais para alimentos conseguem preservar por muito mais tempo o produto alimentício, garantindo as mesmas características físicas e químicas do mesmo.

O emulsificante é uma substância que será capaz de homogeneizar substâncias que não se misturam, como água e gordura. O estabilizante é um produto que irá manter essa característica adquirida com o emulsificante por mais tempo.

Estabilizantes são aditivos, não tendo a função de conservantes. O Leite Longa vida, portanto, não tem conservantes.