O que fazer para não cansar rápido no futebol?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Faça um bom aquecimento. Comece correndo sem sair do lugar para relaxar o corpo. Depois, faça uma corrida leve pelo campo e alguns abdominais, agachamentos ou alongamentos dinâmicos para ativar os músculos. Dedique pelo menos dez minutos a essa atividade — ou mais, quando estiver cedo demais ou o dia estiver frio.

– Ingerirem líquidos antes de treinos, jogos e eventos . Os a tletas devem ter como objetivo consumir ao menos 500 ml de líquidos duas a três horas antes da prática de atividade física e ingerir outros 250 ml, 10 a 20 minutos antes de entrar em campo.

Durante o jogo
E beba gelado. Kovacs revela que é preciso proteína se você estiver jogando por duas horas ou mais. Isso porque seus músculos precisam de proteína para se repararem, então ela pode ajudar a reduzir a fadiga muscular durante partidas longas.

Essa dificuldade, na maioria dos casos, se dá por má respirabilidade da máscara, falta de costume ou maus hábitos de respiração. Antes de colocar as dicas em prática, avalie e teste máscaras com tecidos mais respiráveis!

Passos

  1. Toque levemente na bola. Sempre que você realiza contato com a bola no futebol, é um "toque". ...
  2. Mantenha a bola perto do seu pé. ...
  3. Use a ponta do pé para conduzir a bola enquanto corre. ...
  4. Mantenha a bola na parte inferior de sua visão periférica. ...
  5. Mude o ritmo. ...
  6. Use seu corpo para proteger a bola.

Respiração pelo nariz e pela boca
Respirar pelo nariz e pela boca pode ajudar no desempenho, uma vez que respirar só pelo nariz pode ser muito cansativo. Principalmente em corridas ou sprints de alta intensidade, expirar pela boca, ou até mesmo inspirar e expirar pela boca, pode ajudar a manter o ritmo.

Se você estiver nervoso ou agitado, respire fundo. Inspire e expire profundamente, puxando o ar do diafragma, para reduzir a frequência cardíaca a um nível saudável. Dessa forma, você consegue se concentrar mais no jogo.

- Suco natural de uva, banana; - Água de coco; - Barra de proteína; - Palatinose.

Gorduras e consumo alimentar de jogadores de futebol
Juntamente com o carboidrato, a gordura é a principal fonte de energia durante o exercício18.

O que um atleta NÃO deve comer: 6 alimentos que devem ser evitar ou limitar

  • Limite de bebidas esportivas. Parece contraditório, mas não é. ...
  • Evite Refrigerante. ...
  • Evite barras de proteína e barras de energia. ...
  • Evite gorduras saturadas e trans. ...
  • Limite a cafeína. ...
  • Evite Álcool.

Durante as atividades físicas, o corpo pode fazer esforços aos quais não está acostumado. Os músculos acabam se cansando e podem até mesmo ficar doloridos após a prática. Esse quadro é chamado de fadiga muscular.

O energético é um bom aliado também na prática esportiva. Esse tipo de bebida consumida antes do treino ou prova de longa duração ajuda a melhorar a sensação durante o exercício.

Faça o movimento do corpo corretamente
Antes de mais nada, você deve saber posicionar o pé de apoio. Ele deve ficar próximo à bola, na lateral dela. Após isso, na hora de efetuar o movimento do chute, leve a perna para trás. Se você quiser efetuar disparos mais potentes, leve a perna o máximo que for possível.

Deve-se correr respirando o tempo todo pelo abdômen e não pela parte superior do peito (Veja o exemplo na foto ao lado). Desta maneira, o atleta estará oxigenando o cérebro, protegendo a coluna e aumentando o condicionamento físico. Esta é a respiração fisiológica, como a dos bebês, e deve ser internalizada.

Lamônica lista frutas, aveia, café sem açúcar, ou no máximo adoçante, podem ser boas opções. Ele diz que muitos não sabem, mas alguns tipos de gordura são extremamente eficazes no pré-treino, por trazerem energia de forma simples e rápida.

A seguir as dicas da profissional para sentir menos cansaço na corrida:

  1. Tenha regularidade. Treinar sempre faz com que o corpo se acostume.
  2. Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz. ...
  3. Intercale com caminhada. ...
  4. Respire corretamente. ...
  5. Pratique outros exercícios. ...
  6. Cuide dos pulmões. ...
  7. Reforço.

Dicas para melhorar a resistência

  1. Corra regularmente.
  2. Reduza a velocidade.
  3. Intercale com caminhada.
  4. Respire corretamente.
  5. Faça outros exercícios.
  6. Comece devagar e acelere aos poucos.
  7. Cuide dos pulmões.

A falta de ar também pode ser conhecida como “fôlego curto”, “dificuldade de encher os pulmões”, “suspiros”, entre outros, podendo ter a sua origem em um simples sedentarismo ou senilidade, o que pode inclusive camuflar algum problema mais sério, como também pode ser a apresentação de uma doença em sua porção inicial.

A melhor opção é sentar-se confortavelmente e concentrar-se na própria respiração, com foco em inspirar e expirar profunda e lentamente. Se a falta de ar ocorrer durante a noite, travesseiros e almofadas podem auxiliar para uma noite de sono mais tranquila.