O que fazer para mudar a genética do cabelo?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio.

De acordo com o artigo, foi demonstrado que as fibras cacheadas, que emergem angularmente do couro cabeludo, são geradas por folículos curvos. Já os cabelos lisos emergem de folículos colineares que são incorporados em ângulos aproximadamente retos em relação ao couro cabeludo.

Nos seres humanos, a textura do cabelo é regida por dominância incompleta. O gene para cabelos cacheados (H) é incompletamente dominante ao gene para cabelo liso (h).

Por volta dos 30 anos a produção de melanina diminui e os melanócitos começam a trabalhar mais devagar em nosso organismo. Nesse caso, para resolver o problema dos cabelos brancos, só pintando. Os fios também mudam de textura, ficando com mais frizz e quebram com mais facilidade.

A fase anágena dos folículos do couro cabeludo dura em média 2 a 6 anos e esta duração é determinada geneticamente, ou seja, é fixa, cada pessoa tem a sua e não se consegue mudar isto.

estrogênio

Nesta fase da vida, as mulheres também podem perceber mudanças nos cabelos, com os fios apresentando uma textura diferente do habitual. Esse problema é o resultado da interrupção da produção de estrogênio, o principal hormônio feminino.

Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

O ciclo de vida do cabelo é basicamente o período de duração entre o nascimento de um fio novo, que acontece no folículo piloso, e a sua queda. Ao longo da vida, cada folículo piloso é responsável por uma média de 25 a 30 ciclos, com cada um deles durando normalmente de 4 a 7 anos.

O seu cabelo liso pode ficar cacheado com um penteado prático: a trança. E o melhor dessa técnica de cachear cabelo liso é que o efeito é obtido enquanto você dorme! O truque é lavar, aplicar protetor térmico e secar com secador os cabelos à noite e depois fazer duas tranças no comprimento dos fios e ir para cama.

Tipo 3 = mais ondulado
O tipo mais comum de cabelo no Brasil, é o mais ondulado, 29% das mulheres possuem esse tipo de cabelo.

Cabelos cinza
Pode parecer estranho, mas algumas pessoas nascem mesmo com esse tom de cabelo. Aliás, ele é predominante em menos de 4% das pessoas no mundo. Conforme especialistas, essa é uma das cores de cabelos mais raras do mundo devido à falta de melanina e feomelanina nos fios.

Todos nascemos com genes transmitidos pelos nossos pais.
Analisamos tudo o que você deve saber sobre as características que distinguem nosso rosto e cabelo. Todas essas características são transmitidas aos recém-nascidos através dos genes de seus pais; ao mesmo tempo, eles mesmos os herdaram de seus avós.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

Acredita-se que uma criança possua 50% do DNA de cada um dos pais. No entanto, os genes masculinos são mais agressivos que os femininos. Portanto, normalmente, existem 40% de genes da mãe e 60% do pai.

Como funciona o processo de crescimento de cabelo
Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos.