O que fazer para melhorar a pastagem?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Técnicas de recuperação de pastagens

  1. Restaurar a fertilidade do solo. ...
  2. Utilização de cordões em nível de adubação verde. ...
  3. Controle de plantas invasoras. ...
  4. Manejo da altura de pastejo. ...
  5. Rotação de pasto. ...
  6. Realização de risco com subsolador.

A adubação permite acelerar o crescimento da forrageira e acumular maior quantidade de forragem na pastagem. Pesquisas brasileiras estimam que para cada 1 kg de nitrogênio aplicado por hectare na forma de fertilizante seja incrementado em torno de 50 Kg de matéria seca de forragem por hectare de pastagem.

Uma dica muito importante e que deve ser seguida é fazer a aplicação sempre que possível na época de chuvas. Ou, se for ao período da seca, implementar o sistema de irrigação, por exemplo. A justificativa é que a água auxilia a penetração da ureia no solo. Ou seja, isso evita perda de índices de nitrogênio.

É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado. Ou seja, que fornece um tipo de Nitrogênio assimilável pelas plantas.

Os adubos nitrogenados mais utilizados são a ureia (45% de nitrogênio – N), sulfato de amônio (20% de N), nitrato de amônio (34% de N), fosfato monoamônico-MAP (9% de N), fosfato diamônico - DAP (17% de N) e a amônia anidra, que é o fertilizante com maior concentração de nitrogênio, 82%.

Umas das formas de aumentar a produção é a verticalização, ou seja, em uma mesma área e intervalo de tempo, usar a mesma disponibilidade de nutrientes do solo e variando somente o cultivar (a forrageira) para ter maior produção.

CINCO DICAS PARA O BOM MANEJO DE PASTAGENS
1 – Bom manejo nas águas, fazendo com que as pastagens tenham estrutura radicular e reserva para a seca; 2 – Pensar na aplicação de suporte de nitrogênio antes do término do período das chuvas; 3 – Trabalhar com gramíneas de maior tolerância à seca.

Entre as principais fontes destaca-se o adubo mineral ureia, devido a sua alta qualidade física e maior concentração de nitrogênio.

“Se você quer aplicar calcário numa pastagem já estabelecida, quer fazer uma correção da fertilidade, mas não quer desfazer a sua pastagem, você pode aplicar esse calcário em torno de 1.000 a 1.200 kg sem incorporar”, recomendou.

Adubo npk 10-10-10 ótimo para gramados, pastagens e jardins - o melhor - pct de 1 kg.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

“Você pode adubar, sim, a área com gado dentro. Não tem problema, não, de intoxicar.

As fontes mais recomendadas são os fosfatos solúveis – superfosfato simples ou triplo – que podem ser aplicados a lanço ou sem sulcos. Os fosfatos naturais brasileiros, fosfatos naturais reativos e os termofosfatos devem ser aplicados sempre a lanço e incorporados ao solo.

Portanto, em resumo: a melhor situação para adubar seu pasto é aplicar o adubo em solo seco, e a aplicação ser seguida por uma pancada de chuva.

R$20,75.

Para implantação de uma pastagem de braquiarão (Brachiaria brizantha), gramínea do Grupo II, a saturação de bases a ser atingida (V2), de acordo com os dados na Tabela 2 é 60%.

O solo é a base do sistema e atua como fonte de nutrientes para a pastagem. A planta é a fonte de nutrientes para o animal e atua como modificador das condições físicas e químicas do solo.