O que fazer para melhorar a economia de um país?

Perguntado por: nhilario6 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Abaixo você confere as 7 propostas da indústria para alavancar a economia do país no próximo governo.

  1. Aprovar a reforma tributária. ...
  2. Equilibrar os gastos públicos e controlar a inflação. ...
  3. Manter e fortalecer o teto de gastos. ...
  4. Renovar até 2028 os incentivos fiscais para regiões menos desenvolvidas.

A melhor forma de se combater a inflação é através da austeridade fiscal, na qual o governo procura enxugar os gastos públicos, evitando obras faraônicas, desvios de dinheiro público e inchaço da máquina do Estado.

Na avaliação de Cirera, o Brasil precisa resolver três grandes gargalos para acelerar a produtividade: melhorar o ambiente de negócios e as políticas de apoio ao setor produtivo, além de promover a abertura comercial. "Sem esse aumento (da produtividade), é muito complicado o país conseguir mais avanços sociais.

Segundo os economistas do mercado, a perspectiva para 2022 permanece pessimista, com inflação alta e juros altos, o que são fatores que travam o crescimento econômico. O PIB, que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, chegou a R$ 2,249 trilhões em valores correntes.

Inflação, nível de emprego, taxa de câmbio, exportações e atividades econômicas podem diminuir vendas, dificultar contratações e aumentar custos em pequenas empresas.

Um Banco Central (BC) existe para manter o valor da moeda. Para evitar tal perda de valor, o Banco Central age para tirar dinheiro da economia.

O aumento da inflação para dois dígitos forçará o COPOM (Comitê de Política Monetária) a aumentar, de forma mais agressiva, a SELIC. Com essa tendência de alta da inflação e da SELIC, teremos menos consumo e desaceleração econômica. Esses dois fatores são os principais problemas domésticos da nossa economia.

Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Para isso, precisa ajustar suas finanças, cortando gastos e/ou aumentando impostos, num processo permanente.

Em geral o governo estabelece um Banco Central (BC) independente com um mandato de estabilidade de preços e determinando uma meta de inflação. Caberá ao BC manejar a política monetária (o oferta de moeda) com objetivo de manter a medida de inflação (o índice de preços) o mais próximo possível da meta.

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. Os principais tipos de inflação são: de demanda, estrutural e de oferta (ou de custo).

Questões econômicas
De uma maneira geral, o Brasil é um país que produz muita matéria prima, mas não tem estrutura e nem tecnologia para usá-la na produção de bens de consumo. Com isso, vendemos muita matéria-prima barata, para depois comprar os bens de consumo com um valor muito mais elevado.

COM CERTEZA HA UM CONJUNTO DE COISAS QUE FAZEM DE NOSSA NAÇÃO UM PAÍS EMERGENTE E NÃO DESENVOLVIDO, MAS COM CERTEZA O FATOR DETERMINANTE É A NOSSA BAIXA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO, POUCO INVESTIMENTO E MAL INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO FAZEM O NOSSO PAÍS TER ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE NÃO CONDIZ COM O POTENCIAL DA ...

Dependência de outras nações
A dívida externa, pouco desenvolvimento de novas tecnologias e grande reprodução de técnicas e tecnologias criadas por outros países, além de grande desigualdade social, são outros fatores que colocam o Brasil como um país periférico no mundo capitalista.

As principais atividades que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) são a agropecuária, o setor de serviços, indústria e comércio.

Nesse sentido, a Ciência Econômica visa compreender como a Economia resolve os três problemas econômicos básicos: 1) O quê e quanto produzir? 2) Como produzir? e 3) Para quem produzir? Ou seja, o estudo da eficiência e da equidade.

O que produzir e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? Como se adapta o sistema à mudança?