O que fazer para matar bicheira em cachorro?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O tratamento mais adequado para as bicheiras é a realização de higienização periódica do animal infestado e a utilização do Bernec Pour On. O produto é um bernicida, de rápida ação sobre bernes e bicheiras, com resultados visíveis em 24 horas após sua aplicação.

As principais opções caseiras para tirar berne são:

  • Vaselina;
  • Toucinho ou bacon;
  • Esparadrapo;
  • Esmalte de unha.

O tratamento mais usado para retirar a berne do cão é através de medicamentos específicos. Há remédios, pomadas e sprays especiais que são colocados sobre o buraco na pele para evitar que a larva respire, a matando por falta de oxigênio. Depois de morta, o local deve ser espremido até a retirada completa da larva.

Tratamento de miíase (bicheiras): uso tópico, aplicar 1ml de Creolina sobre cada lesão, em uma única aplicação: Como Germicida: fazer diluições de 2,0% ou 4,0% de Creolina em água (vide tabela) e manter a solução em contato com a superfície a ser desinfetada durante 10 minutos.

Atenção: Nunca utilize creolina para tratar a bicheira, isso ocasiona intoxicação, queimadura química e pode até matar o animal. Jamais utilize produtos para bicheira na região dos olhos ou boca.

Topline ® Spray é indicado na prevenção e no tratamento de bicheiras (miíases) causadas pelas larvas da Cochliomyia hominivorax que possam se instalar em tecido umbilical dos recém-nascidos em ferimentos cirúrgicos (descornas, castrações, caudectomias, marcações etc.).

No caso de bicheira em cachorro, o Capstar é o melhor medicamento para eliminar os parasitas.

Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

Porém, o Berne morto em cachorro provoca inflamação e as feridas não se curam tão facilmente. A melhor forma de acabar com Berne em cachorro é a remoção manual das larvas feita pelo médico veterinário, seguido do tratamento das feridas.

Saiba que o berne fica na pele do cachorro aproximadamente 40 dias, depois se transforma em pupa, como o casulo da borboleta e, consequentemente, vira uma mosca.

Utilize água fervente no local
A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

Enquanto a bicheira é caracterizada pela presença de larvas que se alimentam de tecido muscular com ferimento, o berne é caracterizado pela infestação do tecido íntegro do animal, onde as larvas penetram e formam um nódulo no local.

Bastante dolorosa, a bicheira – ou miíase – é causada pela presença de larvas de moscas em órgãos e/ou tecidos do animal. Uma vez alojados, os parasitas passam a comer os tecidos vivos e mortos do cão. Geralmente, a doença está relacionada às condições precárias de higiene no ambiente em que o animal vive.

Diagnóstico e tratamento
Em muitos casos, também é possível notar a presença de larvas nas lesões. Feito o diagnóstico, não tem jeito. O veterinário terá que remover as larvas uma a uma com ajuda de uma pinça e também de sedativos, visto que o procedimento costuma ser muito doloroso para o pet.

1 dia

Se o seu peludo está com bicheira, basta usar Capstar para matá-la de forma rápida e eficaz (em média 1 dia).

Sim, pode passar spray prata em cães. Mas vale destacar que cachorros não gostam do barulho de spray, ficando muito incomodados durante a aplicação do medicamento.

O Capstar é um medicamento antipulgas muito eficaz. Sua ação rápida elimina todas as pulgas adultas em no máximo seis horas. O Capstar é um comprimido antipulgas para ser administrado via oral em uma dose única. Caso não dê certo, ofereça o comprimido com alimentos.