O que fazer para matar a sarna?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas. Faz-se a remoção do produto, no banho, 8 a 14 horas após a aplicação.

O vinagre branco de álcool também pode ser uma boa opção para solucionar o problema de como desinfetar colchão com sarna.

O Sarcoptes scabiei, causador da sarna, é um parasita do ser humano, transmitido de uma pessoa para outra. Embora a doença exista em outros animais – galinhas, gatos, cachorros — e os homens possam pegar, ela não é importante, pois cura espontaneamente.

A escabiose é uma doença altamente transmissível, deve-se procurar auxílio médico para o tratamento. O uso de álcool durante o tratamento deve ser evitado, pois pode trazer alguns prejuízos como cefaleia, vômitos, irritações gastrointestinais, entre outras.

Lençóis, roupas e toalhas usados por uma pessoa com sarna podem ser descontaminados por lavagem à máquina em água quente e secagem por ciclo quente ou por lavagem a seco. Colchões e cobertores podem ser deixados ao sol. Ou remover de qualquer contato corporal por pelo menos 72 horas.

O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro.

Sarna geralmente não é uma condição muito grave e é facilmente tratada. Se não tratada, a sarna pode afetar todo o corpo, causando uma erupção extremamente irritante e de aspecto desagradável.

Descrição: A escabiose ou sarna é uma doença parasitária. Causa: Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas.

Sanasar 100mg/g é um sabonete em barra indicado para eliminar piolhos, lêndeas e sarna. Indicado tanto para uso adulto quanto pediátrico, ele não é oleoso, possui um aroma agradável e não resseca a pele.

Por exemplo, contra piolhos, lêndeas e sarna, o efeito total ocorre em torno de dois dias.

A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose [1,2,3,4].

Sintomas da sarna humana
Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças mais novas e nos bebés, podem atingir outras zonas, como a cabeça, as palmas das mãos e as plantas dos pés.

Além da coceira e da vermelhidão na pele, a sarna humana também causa pequenas lesões, inicialmente nas mãos e nos dedos. Com o contato das mãos em outras partes do corpo, a doença se espalha para outras regiões.

A escabiose é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. hominis, um parasito humano obrigatório que vive em túneis fazendo sulcos na camada córnea. É facilmente transmitida de pessoa a pessoa pelo contato físico; a transmissão por animal e fômites provavelmente também acontece.

TRATAMENTO DA ESCABIOSE
Pode-se usar anti-histamínicos sedantes (dexclorfeniramina, prometazina), para alívio do prurido.

O paciente deve ser orientado a evitar contato direto, pele a pele, com pessoas e roupas que estejam contaminadas com o parasita. Caso alguém já esteja contaminado com o parasita, na família, as roupas de uso pessoal, de cama e banho devem ser trocadas e lavadas diariamente com água quente (acima de 60oC).

A sarna não vai desaparecer por si só, e requer tratamento. Há um risco de desenvolver eczema ou doença crônica se não for tratada a doença.