O que fazer para limpar o fígado?

Perguntado por: eaguiar . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.

Pessoas com problemas de fígado devem evitar:

  • Alimentos gordurosos,
  • Alimentos fritos,
  • Açúcar,
  • Sal,
  • Bebidas alcoólicas,
  • Molhos, condimentos,
  • Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e.
  • Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela.

Mais dicas para quem sofre de gordura no fígado
Para não correr riscos, diminua a quantidade de pães ingeridos no café da manhã, e substitua alguns deles por frutas como maçã, banana, mamão ou abacate.

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

"Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!", sugere a nutricionista.

Assim, o fígado passa por uma desintoxicação e redução da quantidade de energia necessária para a quebra das moléculas de gordura dos alimentos. O limão auxilia na limpeza geral do organismo e ajuda também a equilibrar as taxas de colesterol no sangue e a obstrução dos vasos sanguíneos.

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Suco de beterraba com limão. ...
  4. Chá de alcachofra. ...
  5. Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  6. Chá de cardo-mariano. ...
  7. Infusão de jurubeba.

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Beber café de qualquer tipo reduz o risco de problemas no fígado, diz estudo. Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado, segundo um novo estudo.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

Espinafre. Assim como o abacate, o espinafre também estimula a produção de glutationa no organismo, antioxidante que desencadeia as enzimas de limpeza do fígado.

Entretanto, o consumo crônico excessivo de álcool pode causar uma variedade de problemas hepáticos, incluindo excesso de gordura no fígado (esteatose), hepatite alcoólica (inflamação no fígado) e cirrose (fibrose permanente do fígado).

Os melhores alimentos para o fígado são os que possuem vitaminas C e E, ômega 3, carotenos ou flavonoides, como o salmão, castanha-do-pará, alho, brócolis e alcachofra, por exemplo.

Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.