O que fazer para ir à praia menstruada?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

3 dicas de como ir à praia menstruada + FAQ

  1. biquínis ou maiôs absorventes para praia. ...
  2. aposte no coletor ou no disco menstrual. ...
  3. absorventes de pano ou interno para quem fica na areia.

Para suspensões curtas do ciclo menstrual, a opção mais utilizada costuma ser o medicamento Primosiston, que é uma pílula que age na produção hormonal, suprimindo a ovulação e, assim, influenciando na descamação do endométrio, responsável pela menstruação.

Mas atenção: oabsorvente interno deve ser encaixado direitinho no canal vaginal. Dessa forma, ele consegue reter o fluxo antes de ter contato com o seu biquíni ou com a água, minimizando qualquer risco de vazar na piscina ou quando você sair para pegar sol.

O segredo está em não empurrar para cima, e sim na direção das costas. Isso porque o canal vaginal não é uma subida reta, ele é mais parecido com uma rampa levemente diagonal. Então, empurre o absorvente na direção das suas costas, vai ser muito mais confortável assim, pode confiar!

Use um short por cima do biquíni.
Essa é a melhor maneira de esconder o absorvente (principalmente os com abas) e deixar você mais à vontade para se movimentar.

Como ir à praia menstruada com absorvente normal
Especialmente se o fluxo estiver mais leve (em dias de fluxo intenso, continuamos indicando o absorvente interno para ir à praia). Você pode posicionar o absorvente externo sem abas dentro do maiô ou biquini e aproveitar o dia.

Muitas meninas se perguntam com quantos anos podem usar esse absorvente, mas a verdade é que não há idade mínima. Se você estiver confortável com a ideia, é possível usar desde a primeira menstruação.

Isso vai depender muito do fluxo menstrual, mas geralmente a troca deve ser feita de quatro a oito horas. Os riscos de ficar muito tempo com o absorvente interno são: o aumento das chances de infecção e o absorvente ficar saturado e vazar.

Ainda de acordo com o especialista, essa crença pode ser explicada pela ação da vitamina C na constrição dos vasos do endométrio (tecido que reveste as paredes internas do útero e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual), o que poderia justificar uma leve redução no sangramento.

O ácido mefenâmico apresenta eficácia em reduzir o fluxo menstrual excessivo em pacientes com menorragia (Fraser et al, 1981).

Use proteção interna: A única contra-indicação na hora de entrar na piscina menstruada é se você não estiver usando proteção interna². Esse cuidado é indispensável principalmente se você tem um fluxo menstrual muito intenso. A dica, portanto, é optar pelo absorvente interno ou coletor menstrual para entrar na piscina!

Consequentemente, não é preciso tirar o OB para urinar! Mesmo assim, algumas mulheres preferem trocar o absorvente interno após fazer xixi pelo fato de que pode respingar na cordinha do produto. Quem não tiver nenhum tipo de infecção do trato urinário, não há problema algum nisso!

A cordinha deverá estar do lado de fora do seu corpo. Você não deve sentir o absorvente interno se ele estiver bem colocado. Se sentir qualquer desconforto, empurre-o um pouco mais para dentro até que não a incomode.

A resposta é simples: nada acontece. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, não há absolutamente nenhuma contra-indicação para entrar na água durante a menstruação. Você não irá contrair nenhuma infeção, muito menos contaminar a água.