O que fazer para hérnia umbilical não aumentar?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

No caso da hérnia umbilical, parte do intestino pressiona os músculos do abdômen, próximo do umbigo, causando inchaço e dor.
...
Quais exercícios posso fazer?

  1. andar de bicicleta é uma boa escolha. ...
  2. natação e exercícios dentro da água são recomendados. ...
  3. caminhar é outra excelente escolha, já que tem um impacto menor no corpo.

“Qualquer esforço que aumenta a pressão no abdômen pode causar ou agravar casos de dor nas hérnias da parede abdominal, o ideal é evitar atividades que envolvam levantar peso, seja no trabalho, em casa ou na academia”, explica Claus. Casos de tosse excessiva ou esforço para evacuar também podem provocar dor.

Existem alguns exercícios que você pode fazer mesmo com uma hérnia umbilical, mas algumas modificações às vezes são necessárias. O ideal são exercícios sem impacto, de pouca intensidade e duração. Algumas atividades que você pode fazer incluem: andar de bicicleta é uma boa escolha.

Para atividades que aumentem a pressão na barriga, mas alguns pacientes podem precisar de mais tempo, de até oito semanas. Isso também depende da técnica adotada e da resposta do organismo de cada pessoa.

Não existe nenhum remédio, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal. A única forma adequada nestes casos é a cirurgia.

Tratamento da Hérnia Umbilical
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.

Hérnias umbilicais pequenas, menores que 1,5 cm geralmente não causam complicações. Entretanto, hérnias maiores (até 2 cm) podem causar estrangulamento do conteúdo herniário. E lembrando, o estrangulamento é uma emergência cirurgia, ou seja, requer a realização de uma cirurgia de forma imediata.

Hérnias de estômago não causam aumento de volume abdominal. Hérnias de parede, como as de umbigo, sim. Se for dolorosa e estiver aumento de tamanho, deves procurar um cirurgião.

As hérnias que atingem a parede abdominal – como as hérnias umbilicais, incisionais, epigástricas e inguinais – não trazem nenhum tipo de restrição alimentar aos pacientes, que têm a liberdade de escolher a própria alimentação.

Ideal exercícios como corrida, ciclismo, natação. Atividades como musculação ou outras com esforço abdominal podem lhe causar dor/desconforto, além de complicações. Ideal seria corrigir a hérnia cirurgicamente, para após o tempo necessário de recuperação (em torno de 60 dias) retornar as atividades sem risco.

O retorno da hérnia pode ter a ver com o aumento da pressão intra-abdominal, excesso de esforço como pegar peso, tosse crônica, entre outros fatores.

A cirurgia para correção de hérnia umbilical varia a depender do tamanho do defeito. No entanto, costuma ser uma cirurgia de baixa complexidade com baixo risco cirúrgico.

É possível que uma hérnia da parede abdominal cresça progressivamente devido ao aumento da pressão abdominal e enfraquecimento progressivo da musculatura. defeito nos músculos que permite a passagem de uma porção de gordura ou de um órgão através dele.

A hérnia umbilical é grave e deve ser acompanhada por um profissional para que os riscos de complicações sejam reduzidos. Ao verificar qualquer saliência na região do umbigo que se torna mais visível em situações de esforço físico, procure o seu médico.

As hérnias não desaparecem sozinhas e a única forma de curá-las é a cirurgia. A doença é um defeito ou um orifício nos músculos do abdome que permite que algum órgão (intestino ou uma porção de gordura) protrua (passe) através dele.

Dependerá do local onde for realizada a cirurgia. Esse valor pode variar entre 3700 até 8500 reais nos hospitais em que atendo.

Reposicione a hérnia manualmente.
Dependendo do tipo do problema, deve ser possível usar as mãos para empurrar a hérnia na barriga, na virilha e no umbigo. O processo não é complicado e nem deve doer. Caso sinta dor ao aplicar pressão sobre a hérnia, pare imediatamente e entre em contato com um médico.

A hérnia não se move. Por definição a hérnia é um buraco na parede abdominal. O que pode parecer mover é o conteúdo abdominal que projeta para fora ou mesmo aumento do orifício. De qualquer forma a correção é sempre cirúrgica.