O que fazer para hemorroida desaparecer?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Tratamento das hemorróidas

  1. Evitar a obstipação, através de uma dieta equilibrada. Na alimentação, fazer uma dieta rica em fibra. ...
  2. Utilizar almofadas quando prevê ficar sentado(a) durante muito tempo;
  3. Lavar frequentemente (idealmente duas a três vezes por dia) a área anal com água morna (banho de “assento”);

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente.

A hemorroida que “sai para fora” do ânus, em forma de um caroço enrijecido nada mais é do que a veia hemorroidária inchada. E isso acontece, normalmente, durante as crises, que podem ser muito incômodas e dolorosas para o paciente.

Tanchagem, folha de algodão e barbatimão funcionam como anti-inflamatórios naturais, aliviam a dor e ajudam a desinchar o ânus. Os chás podem ser feitos para uso oral ou banho de assento. A receita deles é praticamente a mesma: Coloque 2 litros da água morna e 4 punhados da planta (tanchagem ou folha de algodão);

Para prevenir as hemorroidas...

  1. Adote uma dieta saudável, equilibrada e rica em fibras. Coma mais fruta, vegetais e cereais integrais. ...
  2. Ingira muitos líquidos, de preferência água. ...
  3. Faça exercício físico. ...
  4. Evite estar muito tempo de pé ou sentado. ...
  5. Vá à casa de banho assim que sentir vontade.

Dependendo do volume das hemorroidas e por esforço para evacuar, os mamilos hemorroidarios se exteriorizam para fora do ânus. Em geral, retornam espontaneamente para dentro do canal anal. Porém, quando são muito grandes, há necessidade redução digital, ou seja, empurrar a hemorroida para dentro do canal anal.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

Ocasionalmente, o sangramento é grave e pode levar à anemia. Hemorróidas mais avançadas se projetam para fora do ânus. Em casos extremos, essa inflamação é permanente e não pode ser empurrada para dentro do ânus (prolapso de hemorróidas). Você pode ter um coágulo de sangue na dilatação da veia anal.

Eventualmente, se a hemorroida não for tratada, ela pode formar coágulos, situação conhecida como trombose hemorroidária. Esse tipo de agravamento da doença provoca dor intensa e exige atendimento médico urgente para controle do quadro.

Existem pomadas que possuem propriedades analgésicas, secativas, vasoconstritoras e anti-inflamatórias que são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas como, por exemplo, a Hemovirtus, Ultraproct ou Proctyl.

Tratar hemorróida em casa: o que devo fazer
O tratamento caseiro consiste, basicamente, em repouso e banhos mornos diários de assento com chás como tanchagem, folha de algodão, hamamélis ou outros recomendados pelo seu médico.

Não existe nenhum estudo científico que prove que, bicarbonato, caule de bananeira, vinagre de maçã, limão, dentre outros que vemos na internet ajude a curar hemorroida. Muito pelo contrário, aplicar qualquer substância desconhecida no ânus já inflamado pode piorar a região que já está muito sensível.

Resolva o desconforto e acelere a cura das hemorroidas. O Gel íntimo de Aloe Vera com 98% de babosa, orgânico, tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e aliviam a dor local trazendo alívio e conforto.

Como tratar a hemorroida em casa?

  1. Evitar esforços como carregar peso e exercícios físicos;
  2. Fazer higiene com água morna para auxiliar no alívio do desconforto anal;
  3. Deixar as fezes menos endurecidas com ingestão de grande quantidade de fibras e água;
  4. Evitar permanecer sentado por longos períodos.