O que fazer para fundir o motor?

Perguntado por: rdrumond . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Conheça 3 erros que podem fundir o motor do seu veículo!

  1. Rodar com o radiador sem água. Como o radiador é o principal responsável pela refrigeração do motor, qualquer anormalidade pode comprometer seu funcionamento. ...
  2. Esquecer de manter o sistema de lubrificação em dia. ...
  3. Não verificar as mangueiras do motor.

90°C

Caso o motor atinja um nível muito alto de temperatura, seu funcionamento será prejudicado e é preciso lembrar que esse é um dos principais fatores que levam a peça a fundir. A temperatura ideal do motor é, em média, 90°C. Para mantê-la assim, o líquido de arrefecimento deve estar entre os níveis mínimo e máximo.

Misturar lubrificantes e fluidos de diferentes marcas e especificações causa perda de desempenho, desgaste em sistemas e, consequentemente, danifica as peças até estragar o motor do seu carro.

A entrada da água no motor se dá pela passagem do líquido pela câmara de combustão. Em seguida, pode atingir um ou mais cilindros, principalmente, se o carro estiver em alta velocidade. Assim, a força do empuxo pode dobrar as hastes do pistão, de tal forma a danificar profundamente o motor.

Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.

Ao longo do tempo, o atrito entre as peças acarreta folgas e quebras nos componentes. Além disso, há um consumo aceitável de óleo previsto pelo fabricante. Portanto, a redução do nível é natural a cada 1.000 km.

5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  1. Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  2. Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  3. Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  4. O consumo de combustível aumenta. ...
  5. Marcas de óleo são visíveis no chão.

Junta do cabeçote queimada
Quando ocorre um superaquecimento do motor, que pode acontecer por diferentes motivos, a junta do cabeçote também sofre com a alta temperatura e acaba queimando.

Uma eventual queima da junta empena o cabeçote, afetando também a rotação do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, à medida que a estrutura da junta se destrói com o superaquecimento. Dessa forma, o motor trava.

Veja alguns exemplos de peças que devem ser protegidas na hora da lavagem do motor:

  • Módulos (Freios ABS, carroceria, injeção eletrônica e etc);
  • Velas;
  • Terminais de bateria;
  • Alternador;
  • Caixa de fusíveis ou relés;
  • Bonina.

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

Quando a junta do cabeçote está queimada, os principais sintomas são: Sobreaquecimento do motor: a temperatura média do motos começa a subir mais do que o normal, ou seja, acima dos 90 graus.

1) O motor deve estar frio
Esse é o caso do alternador, caixa de fusíveis ou relés, módulo do freio ABS, de carroceria, da injeção eletrônica, velas, terminais de bateria e bobina. Esses equipamentos não devem receber água.

É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga.

O radiador tem como função realizar a troca de calor entre o motor e o ar frio de fora do carro, com a ajuda do líquido composto por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

Bardahl PROLONGA elimina vazamentos, reduz a fumaça e emissão de poluentes. Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor. Inflação galopante.