O que fazer para fortalecer a lombar?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Exercícios para fortalecer a região lombar

  1. 1 – Agachamento. O agachamento é considerado um dos melhores exercícios para serem feitos com o objetivo de fortalecer a região lombar. ...
  2. 2 – Stiff. ...
  3. 3 – Perdigueiro. ...
  4. 4 – Elevação de braços e pés (hiperextensão lombar) ...
  5. 5 – Prancha isométrica. ...
  6. 6 – Prancha oblíqua. ...
  7. 7 – Elevação pélvica.

Como regra geral, é melhor aplicar a terapia fria na região lombar nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão lombar. A aplicação da terapia fria pode minimizar sua inflamação e inchaço - o que, por sua vez, pode reduzir sua dor.

Má postura, inflamação ou mesmo hérnia de disco. As causas variam, mas trazem como conseqüência a famosa lombalgia, ou dor nas costas, que prejudica seu dia-a-dia e sua qualidade de vida.

Em relação às dores nas costas, fazer caminhas pode ser uma ótima alternativa. Especialistas sugerem que andar de 30 a 40 minutos por dia podem minimizar dores e incômodos. Sabemos que nem todos tem essa disposição ou tempo, então praticar 3 vezes por semana já traz resultados positivos.

Porém, a melhor posição para dormir é deitada de lado, com as pernas levemente flexionadas, preferencialmente com um travesseiro entre as pernas e a coluna alinhada. Um travesseiro não muito alto, nem muito baixo também é ideal para apoiar a cabeça e não forçar a região cervical.

Exercício para acalmar a lombar
Deitar com as costas no chão e, quando inspirar, puxar os joelhos com as mãos, e afastar os joelhos do abdômen. E, ao exalar, puxar os joelhos, os aproximando do abdômen, sem voltar os pés ao chão.

Quem tem problema de coluna pode fazer academia? Essa é uma pergunta comum que aflige muitas pessoas preocupadas com sua saúde e bem-estar. E não há melhor pessoa para respondê-la do que um ortopedista especialista em coluna. A resposta, felizmente, é sim!

A aplicação de calor nas costas pode muitas vezes proporcionar alívio das dores lombares a curto prazo. A aplicação de um saco de água quente na zona também pode ser muito eficaz para o alívio da dor lombar, assim como tomar um duche quente ou um longo e relaxante banho de imersão.

Aqui estão alguns dos sintomas de coluna lombar inflamada que são os mais comuns:

  • Dor na região lombar que pode se espalhar para as nádegas e pernas;
  • Rigidez na região lombar;
  • Dificuldade em se mover ou ficar em pé;
  • Sensação de formigamento ou dormência nas pernas;
  • Fraqueza muscular nas pernas.

Mas afinal, quando então eu devo me preocupar e procurar um médico? - O primeiro motivo já foi citado: quando a dor permanecer por um tempo muito prolongado (maior que 3 meses) ou for recorrente.

Existem diversas pomadas e emplastros com ação analgésica e anti-inflamatória que são úteis para a dor na coluna. Sendo assim, produtos como Salonpas, Voltaren gel, Cataflam emulgel ou Calminex são prescritos para tratamento dessa condição.

Naproxeno (Flanax); Ibuprofeno (Alivium, Advil); Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).

A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.

Durante crises agudas de dor, a pessoa pode tentar executar as atividades, mas, se sentir dor, deve parar. Para facilitar, pode usar uma bolsa de água quente por 20 minutos antes de começar a série.

O ideal é que o programa de atividades físicas para quem sofre com dores nas costas seja focado em flexibilidade, resistência e no fortalecimento da musculatura, pois a coluna vertebral precisa de suporte, e é essencial que seus músculos estejam nas melhores condições para oferecer estabilidade às articulações.

Quando dormimos passamos, cerca de oito horas, na mesma posição. E quando há má postura durante o sono, pode haver o encurtamento de alguns músculos, além da possibilidade das articulações do corpo serem prejudicadas, causando a dor.

Se estiver deitado do lado direito, a posição pode levar a pessoa a sofrer de refluxo ácido. Isso ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago, que pode levar a desconfortos.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

É comum pessoas com dor lombar crônica terem receio de fazer agachamento, mas ele não é proibido, apenas deve ser feito corretamente, mantendo-se a coluna neutra e evitando a flexão do tronco e sob a orientação do profissional médico que irá tratar do problema.

1 – Evite andar de bicicleta quando estiver com dor
Assim, o repouso relativo só é recomendado em casos de dor e por apenas poucos dias, justamente para que o quadro de dor melhore e, assim que melhorar, você possa retornar às suas atividades regulares.

Relaxantes musculares
Os mais indicados são o Ana Flex, Miosan e Dorflex.