O que fazer para fidelizar o cliente?

Perguntado por: egalvao8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
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Confira 13 dicas de como fidelizar clientes!

  1. Entenda e exceda as expectativas dos consumidores. ...
  2. Agregue valor ao seu produto ou serviço. ...
  3. Surpreenda o consumidor. ...
  4. Ofereça um atendimento de excelência. ...
  5. Treine constantemente sua equipe. ...
  6. Ofereça uma experiência humanizada. ...
  7. Trabalhe com transparência.

O cliente fiel é aquele que sempre vai escolher uma marca específica. Na falta de oferta dessa marca, prefere não comprar do que optar por outra.

A fidelização de cliente é um conjunto de ações que são executadas pelas empresas para com seus consumidores com o objetivo de fazer com que estes continuem, com frequência, comprando e assim resistam às ofertas da concorrência.

Fidelidade do cliente é quando um consumidor espontaneamente volta a se relacionar com uma empresa, o que está diretamente relacionado à sua experiência com ela. Isso pode ser resultado de uma série de fatores, sejam eles práticos, como preço e entrega, sejam eles humanos, como atendimento e relacionamento.

Tipos de fidelização de clientes

  1. Por experiência. O primeiro tipo de fidelização de clientes é baseado na experiência e satisfação dele. ...
  2. Por preço. Mas, não existe nenhum outro tipo de cliente que seja tão volátil quanto o fidelizado pelo seu preço. ...
  3. Por comodidade. ...
  4. Plano de fidelidade. ...
  5. Fidelização “real”

Os clientes gostam de se encontrar e conversar. Têm palavra e cumprem o que prometem que vão fazer. Procuram as melhores opções, oportunidades e soluções para o cliente. São especialistas e dominam muito bem a sua área de expertise.

Princípios do atendimento de qualidade

  • Fazer com que o cliente se sinta bem;
  • Ter empatia no atendimento;
  • Ser prestativo em todas as etapas do ciclo de relacionamento;
  • Estar presente na maior parte dos canais de atendimento;
  • Realizar atendimento personalizado;
  • Resolver problemas;
  • Ser transparente.

Nesse caso, a satisfação do cliente não é apenas uma situação momentânea. Por meio da fidelização, se busca uma permanente satisfação do cliente com a marca, os produtos e serviços oferecidos. Trata-se da arte de conquistar o consumidor, fazendo com que ele se torne um cliente.

6 Dicas para manter a satisfação do cliente
Amplie sua atuação em canais de autoatendimento; Mapeie a jornada de compra do seu consumidor; Faça atendimento personalizado no pré e no pós-venda; Resolva problemas.

O que não fazer no atendimento ao cliente?

  • Tratar o cliente sem personalização. ...
  • Não ter conhecimento sobre o produto ou serviço. ...
  • Dizer mentiras. ...
  • Menosprezar o cliente ou tratá-lo com frieza. ...
  • Não tentar encantá-lo a cada ligação. ...
  • Demorar muito para atender. ...
  • Não ter seriedade no atendimento.

Marketing de fidelização: o caminho para gerar consumidores leais à sua marca. Marketing de fidelização é uma estratégia de relacionamento com o cliente que visa gerar lealdade e confiança entre os consumidores de uma marca e estimular a compra recorrente dos seus produtos e serviços.

Um dos fatores que o cliente mais valoriza numa empresa é quanto a atenção com ele, com suas necessidades, prontidão no atendimento e prestação de informações ágeis e seguras.

7 ideias incríveis para atrair novos clientes

  1. Invista em um atendimento de excelência. ...
  2. Treine os seus colaboradores. ...
  3. Desenvolva parcerias. ...
  4. Participe de eventos. ...
  5. Invista nas redes sociais certas para o seu negócio. ...
  6. Conecte a sua empresa a um marketplace. ...
  7. Invista em estratégias de inbound marketing.

Como convencer o cliente a comprar: 5 técnicas que funcionam!

  1. Exponha suas diferenças e limitações. ...
  2. Entenda se o seu cliente está pronto para comprar. ...
  3. Alinhe as expectativas. ...
  4. Conduza a negociações com praticidade e transparência. ...
  5. Antecipe-se.

As 5 formas de relacionamento com o cliente

  • Nível básico;
  • Nível reativo;
  • Nível responsável;
  • Nível proativo;
  • Nível de parceria.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade.