O que fazer para ficar calma antes de uma cirurgia?

Perguntado por: uassuncao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Preparamos uma lista com 7 técnicas e dicas para relaxar antes de uma cirurgia. Confira:

  1. 1 – Aprenda sobre o procedimento. ...
  2. 2 – Música. ...
  3. 3 – Bolinha anti stress. ...
  4. 4 – Massagem. ...
  5. 5 – Acupuntura é uma boa pedida. ...
  6. 6 – Respire! ...
  7. 7 – Saia para correr.

Pratique exercícios físicos ao ar livre
As atividades físicas ao ar livre promovem relaxamento e bem-estar. Procure realizar a atividade que mais te agrada. Além disso, beba bastante água, faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas e fumo.

É bastante normal sentir medo e ansiedade antes de qualquer operação, pois os riscos sempre existem, mesmo que se tome todos os cuidados. Para te ajudar a enfrentar medo e ansiedade, o Cirurgia Segura preparou esse interessante conteúdo sobre como acalmar o medo de cirurgia.

O primeiro passo para perder o medo de cirurgia é procurar por um profissional de confiança na hora de se submeter ao procedimento. Ao conferir suas capacitações e quantas vezes o cirurgião já foi bem-sucedido na função, torna-se mais simples preparar seu psicológico.

Antes da cirurgia:
Caso faça uso de alguma medicação para pressão, tireoide ou calmante, deverá mantê-la até o dia da cirurgia e toma-la com o mínimo possível de água.

4 Dicas Para Quem Tem Medo De Operar

  1. 1) O primeiro passo é ter um profissional de confiança. ...
  2. 2) Conheça a experiência de outros pacientes. ...
  3. 3) Opte por clínicas com estruturas confiáveis e de qualidade. ...
  4. 4) Faça todas as perguntas.

Concluindo, o medo de anestesia pode ser reprimido por meio de consultas específicas. Afinal, desde que aplicado com técnicas seguras, instrumentos anestésicos adequados e observadas as condições gerais de saúde do paciente, é possível garantir um procedimento tranquilo e seguro.

A relação entre médico e paciente, na maioria dos casos, pode diminuir a ansiedade que culmina no medo do procedimento. Para isso, escolher um bom cirurgião e entender como a equipe é formada faz com que você ganhe segurança em todo o processo e entre mais tranquilo na sala de cirurgia.

Um dos medos mais comuns em pacientes que desejam realizar uma cirurgia, é em relação à anestesia geral, responsável pela sedação total do paciente. Porém, não existe necessidade alguma em cultivar esse medo.

A análise dos dados mostrou que o uso de Rivotril® pré-operatório, nas doses utilizadas neste estudo, diminuiu os níveis de dor pós-operatórios indicados pelos escores da EVA no momento da tomada de Ibuprofeno, bem como indicam redução do consumo de medicação de socorro no pós-operatório, quando comparado ao uso de ...

Tenha medo de cirurgia, mas não entre em pânico!
O medo, assim como a dor, é um dos mecanismos protetores mais importantes do nosso organismo. São eles, o medo e a dor, que nos mantém vivos, apesar das ameaças constantes ao nosso corpo.

O evento cirúrgico provoca no paciente sensação de ausência de controle. Durante o procedimento, o paciente é manipulado pela equipe médica, caracterizando, pois, uma situação de dependência, a qual também deve ser elaborada pela pessoa. O paciente sente-se ameaçado, por se submeter a uma técnica invasiva.

Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo.

Paula Furtado - Tomofobia é o medo excessivo de cirurgia.... | Facebook.

No geral, a depressão pós-operatória pode aparecer em qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive a estética.

A anestesia geral é indicada e pode ser realizada em qualquer procedimento cirúrgico, diagnóstico ou terapêutico. Em cirurgias acima do umbigo e quando não é possível anestesiar apenas uma região do corpo, a anestesia geral é a única técnica possível.