O que fazer para evitar xerostomia?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Existem algumas maneiras de prevenir que a xerostomia aconteça. Minimizar a ingestão de alimentos picantes e salgados, evitar o cigarro e o álcool, e obviamente se hidratar corretamente. Mastigar chicletes sem açúcar também ajuda a estimular a produção de saliva.

Para diminuir os sintomas de boca seca, beba um pouco de água ao longo do dia, evite fumar e ingerir bebidas com cafeína ou álcool. Para estimular mais o fluxo de saliva, masque chicletes sem açúcar, chupe balas sem açúcar ou use um substituto da saliva recomendado pelo seu médico.

A maioria dos pacientes começa a melhorar depois de seis meses a um ano, mas em alguns casos a melhora pode levar mais tempo.

Na xerostomia, a pessoa apresenta uma redução da produção de saliva pelas glândulas salivares. Em alguns casos, a xerostomia é temporária e acontece porque o paciente dormiu de boca aberta ou mesmo não ingeriu líquidos suficientes, por exemplo.

Diagnosticar o que causa essa sensação de “boca seca” é essencial para um tratamento adequado e para a melhora do quadro clínico. Isso porque, a Xerostomia pode indicar doenças como diabetes, cirrose hepática ou Síndrome de Sjögren, que é mais comum entre pacientes mulheres com mais de 40 anos.

Diagnóstico de Xerostomia
Um otorrinolaringologista realiza um exame detalhado da cavidade oral e histórico médico para avaliar os sintomas e determinar a gravidade da condição.

Remédios que podem provocar boca seca

  • Antidepressivos;
  • Antialérgicos;
  • Relaxantes musculares;
  • Diuréticos;
  • Anti-hipertensivos;
  • Ansiolíticos.

A combinação de água, sal e bicarbonato de sódio imita a nossa saliva. Misture 1 chávena de água morna com 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/8 colher de chá de sal. Deixe na boca por alguns segundos e, em seguida, bocheche com água.

O Kin Hidrat é um spray oral indicado para pessoas que têm problemas de boca seca.

Estudos relatam que odores fortes como os cítricos quando inalados aumentam o fluxo salivar (LEE & LINDEN, 1991). As baixas temperaturas dos alimentos colocados na cavidade oral aumentam o fluxo salivar.

A xerostomia é diagnosticada por sintomas, aparência da cavidade oral e ausência de fluxo salivar à massagem das glândulas salivares.

Se a sensação de boca seca persiste por alguns dias, é recomendado que se consulte um médico, já que a xerostomia pode ser um sintoma de diabetes e de síndrome de Sjögren.

O que a boca seca pode causar? Cáries, candidíase (doença fúngica), doenças gengivais e infecções nas glândulas salivares. Quais são os sintomas? Em função da falta de saliva, o indivíduo pode ter mau hálito, dificuldades para falar e engolir, intolerância a próteses, dor na língua, perda do paladar e alteração de voz.

A xerostomia ocorre quando há uma alteração no funcionamento das glândulas salivares. Ela pode ter diversas causas, e o primeiro sinal consiste na redução ou até mesmo na interrupção da produção de saliva. Como resultado, a pessoa tem uma sensação de secura e algumas mudanças no aspecto da boca.

Como a xerostomia está fortemente associada a maus hábitos alimentares e comportamentais, um dos passos para reverter o problema é adotar uma alimentação mais equilibrada, aumentar o consumo de água e diminuir a ingestão de álcool, e o uso de tabaco.

A hipossalivação é a redução do fluxo salivar e a xerostomia é a sensação de boca seca. A xerostomia pode estar ou não relacionada com a hipossalivação. Em alguns casos a sensação de boca seca pode ocorrer mesmo com o fluxo salivar normal.

Não é preciso recomendação do dentista para usar a saliva artificial. Esses lubrificantes podem ser usados várias vezes por dia e sem medo, tendo em vista que eles não causam dependência.

Para prevenir a secura da língua, beba muito líquido. Também é recomendável comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais. Se já estiver com a língua ressecada, a primeira coisa a fazer é beber mais água. Você também pode tentar chupar gelo ou pastilhas para ajudar a aliviar a boca que também fica seca.

Aconselhável aplicar 2-3 pulverizações diretamente na cavidade oral. É recomendado não enxaguar a boca imediatamente após aplicar o spray. Não ingerir líquidos ou alimentos até que tenha transcorrido cerca de 15 minutos após a aplicação.

Posologia do Salivan
De acordo com a necessidade, vaporizar várias vezes ao dia a mucosa bucal e faringeana. Em geral são aplicadas até oito vaporizações diárias.