O que fazer para evitar ter bicho no fruto da pitangueira?

Perguntado por: rcortes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O uso de armadilhas confeccionadas com garrafas PET de 2 litros, perfuradas na parte de cima com furos de aproximadamente 1 centímetro de diâmetro e preenchidas com 500 mililitros de suco, podem ser uma boa alternativa para o controle das pragas. A garrafas devem ser penduradas no meio da copa das árvores.

Os bichos da goiaba, pêssego, manga, laranja e outras nascem dentro das frutas. As fêmeas adultas de um tipo de mosca – a mosca-das-frutas – perfuram as cascas de frutas maduras e depositam os ovos que se transformam em larvas.

Entre as enfermidades, os problemas mais frequentes estão associados aos fungos que se apresentam na forma de manchas pretas. Nesse caso, em geral, podem ser facilmente controlados aplicando fungicidas à base de cobre.

As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.

As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.

A pitangueira também fica com um aspecto melhor se você eliminar esse monte de galhos que nascem muito baixo da planta – em excesso, eles dificultam a circulação do ar nas folhas. Excetuando-se as semanas de inverno mais rigoroso, essas duas podas (de limpeza e de formação) podem ser feitas em qualquer época do ano.

Durante o verão ou em dias de temperatura muito quente, o ideal é que a planta seja regada com mais frequência. Já no inverno, a rega pode acontecer uma vez a cada 15 dias, sempre durante as manhãs.

A poda para remover partes danificadas, mortas ou doentes pode ser feita em qualquer época do ano. A maioria das árvores e arbustos, especialmente aqueles que florescem no novo crescimento da estação atual, devem ser podados no final do inverno ou início da primavera, antes do início do novo crescimento.

Uma boa opção é misturar, em meio copo de vinagre de maçã, duas colheres (sopa) de açúcar e a mesma medida de detergente. Mexa até formar espuma e deixe a solução perto da fruteira. Outra dica simples para acabar com mosquitinhos da cozinha é cortar um limão ao meio e espetar cravos em sua superfície.

Como acabar com os mosquitinhos das frutas com truques simples

  1. Evite guardar frutas muito maduras. ...
  2. Jogue sempre os restos de comida no lixo. ...
  3. Faça uma armadilha com açúcar, vinagre e detergente. ...
  4. Use plantas aromáticas para afastar os insetos. ...
  5. Limpe os locais mais críticos da cozinha com vinagre.

Os inseticidas fosforados, como malation, thriclorfom e fentiom, além do piretróide deltametrina foram amplamente utilizados nas últimas três décadas para o controle de moscas-das-frutas no Brasil (RAGA; SATO, 2011).

Bicarbonato de sódio – O bicarbonato age como um antifúngico eficiente contra bolor, rhizoctonia solani, cogumelos ascomycota e míldio. Basta misturar 1 litro de água, 10 ml de leite e 1 grama de bicarbonato em um recipiente para borrifar e aplicar diretamente nas folhas, troncos e galhos.

“É só misturar uma parte de vinagre com duas partes de água e borrifar nas plantas para se ver livre do problema. Além disso, trocar o vinagre por leite de magnésia resolve a situação”, ensina.

Para eliminar a presença de fungos em troncos de árvores, podem ser usados produtos de limpeza disponíveis na propriedade. Com uma esponja ou outro material adequado para o procedimento, aplique sabão e/ou detergente neutro no local contaminado.

Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível.

Encontrar larva na comida faz mal? De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Engolir caroço não faz mal para a saúde - o problema está na quantidade! Ao contrário do que muita gente acredita, a maioria dos caroços não faz mal para a saúde e muito menos é responsável pelo surgimento da apendicite.

As folhas da pitangueira têm propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis da pitanga contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.