O que fazer para evitar o mau hálito?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Confira a seguir sete dicas simples para combatê-lo, segundo o cirurgião-dentista Flávio Luposeli, especialista em estética do sorriso:

  1. Beba água. ...
  2. Escove os dentes. ...
  3. Não "pule" o fio dental. ...
  4. Escove a língua. ...
  5. Cuide da alimentação. ...
  6. A boca não é a única suspeita. ...
  7. Evite café.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

O que causa o mau hálito (Halitose)?
Entre outras causas do mau hálito estão a alimentação, o acúmulo de bactérias ao dormir, o estresse a xerostomia (boa seca), problemas dentais, a desidratação, entre outros. Em raras ocasiões o mau hálito pode ser sinal de uma doença mais grave.

Odor de fezes na boca pode ser provocado por diferentes causas, como periodontite, doenças ou problemas gastrointestinais. Nem sempre a origem do cheiro é real. A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é uma condição anormal que torna desagradáveis os odores exalados pela boca e pelas narinas.

Fazer bochecho de vinagre de maçã com água ajuda a reduzir o mau hálito!

Use enxaguante bucal. Um enxaguante bucal pode te ajudar a rapidamente refrescar o hálito. Esta solução rápida funciona porque mata os microorganismos que estão na sua boca e que contribuem para o mau hálito.

Isso porque o acessório ajuda a remover a placa bacteriana entre os dentes que, por sua vez, quando removida pode resultar no odor. Por isso, na maioria das vezes, lidar com esse quadro é normal e não indica riscos à sua saúde bucal.

Chá de gengibre
Tudo isso graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que cuidam da boca e do sistema digestivo — condições digestivas também podem causar halitose. Para preparar o chá é preciso de um pedaço em rodela de 1cm de gengibre e uma xícara de água fervente.

TIPOS DE HALITOSE
A halitose pode ser fisiológica ou patológica. A primeira condição é causada, principalmente, por saburra lingual e pobre higiene bucal. Ela está significativamente relacionada a sintomas de depressão6. A halitose patológica é causada, basicamente, pela doença periodontal inflamatória crônica4.

Repolho, couve flor, brócolis, azeitona e alcachofra são alguns dos alimentos que entram nessa lista. O enxofre é um elemento volátil responsável pelo mau cheiro da boca, logo os alimentos ricos nessa substância exalam um cheiro forte.

As causas mais comuns de mau hálito incluem má higiene bucal, infecções orais, da garganta ou do nariz, boca seca, certos alimentos e bebidas, tabagismo, algumas condições médicas e, em casos raros, condições de saúde sistêmicas, como doença hepática ou renal.

Apesar de ser muito desagradável, o mau hálito não pode ser transmitido pelo beijo. Apesar de ser muito desagradável, o mau hálito não pode ser transmitido pelo beijo. Esse tipo de contágio não é possível pois a halitose é provocada por bactérias já existentes na boca do indivíduo, ou por problemas gastrointestinais.

Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

A pasta de dente Colgate é uma das mais famosas do mercado e, entre as suas muitas opções, está o produto Total 12 Clean Mint. Esse creme dental tem o poder de eliminar até 99% das bactérias que causam problemas bucais, deixando o hálito fresco.

Para fazer essa receita basta um copo de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture as duas substâncias, deixe que o bicarbonato derreta e então faça o gargarejo por pelo menos 30 segundos. Use sempre que achar necessário, porém, evite a aplicação excessiva.

Use o Limão
Não apenas a ingestão do limão pode ser efetiva no combate ao mau hálito, mas seu uso para umedecer a boca pode ser uma ótima solução. Afinal, uma das causas da halitose é a desidratação. Portanto, usar algumas gotas de limão na língua aumentará a salivação da boca e evitará o mau hálito.