O que fazer para evitar infecção urinária em bebê?

Perguntado por: blessa . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como prevenir a infecção urinária

  1. Manter o bebê sempre bem limpo e seco, trocando a fralda e limpando o bebê regularmente para ajudar a prevenir a proliferação das bactérias que provocam as infecções do trato urinário;
  2. Fazer a higiene da região íntima do bebê com uma compressa de algodão com água ou soro fisiológico;

Como é o tratamento? Geralmente, o tratamento para infecção urinária é feito com antibióticos específicos para as bactérias encontradas no exame. Além do antibiótico, o profissional pode receitar um remédio para aliviar a dor.

Até bebês e recém-nascidos podem apresentar o problema. Aprenda a identificar os sintomas de infecção urinária em crianças para buscar tratamento.

Além dos remédios indicados pelo médico, algumas opções caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas e complementar o tratamento médico, como o suco de arando ou o xarope de uva-ursina, pois têm ação diurética e anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas da infecção urinária.

Chá de manjericão
Este chá é um bom aliado no combate às bactérias da infecção urinária. "O manjericão tem ação inibitória sobre o crescimento de bacteriano", explica Andreia.

A principal dica é beber bastante água. Isso ajuda a expelir bactérias e impurezas da bexiga e da uretra. Cuidado com a higiene e as roupas íntimas também são formas importantes de prevenir a infecção urinária. No caso das mulheres, é necessário manter a região da vulva e do ânus sempre limpa, por meio de água e sabão.

O fármaco de escolha é sulfametoxazol-trimetoprima (SMX-TMP), 5 a 6 mg/kg 2 vezes/dia (do componente TMP). Alternativas incluem cefalosporinas, como cefixima 8 mg/kg uma vez ao dia, cefalexina 25 mg/kg 4 vezes/dia ou amoxicilina/ácido clavulânico, 15 mg/kg/dose 3 vezes ao dia.

6 melhores chás para infecção urinária

  1. Uva ursina. ...
  2. Hidraste. ...
  3. Cabelo de milho. ...
  4. Dente-de-leão. ...
  5. Bucho. ...
  6. Cavalinha.

As principais causas são a relação sexual e as bactérias do trato gastrointestinal, que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga. Raramente ocorre pela via hematogênica (circulação sanguínea). Existem dois tipos principais: a cistite e a pielonefrite.

“O odor forte pode indicar simplesmente que a urina está concentrada, porque o bebê ingeriu pouco líquido durante o dia”, explica Alessandra Cavalcanti, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). A forma como a doença se manifesta varia de acordo com a faixa etária.

Para evitar que o bebê fique com assaduras ou até mesmo o risco de infecção urinária, o bebê pode ficar com a mesma fralda por até três horas, desde que não esteja suja de cocô.

O xixi do bebê deve ser clarinho e sem cheiro forte. A exceção são os dias quentes, quando fica mais concentrado e num tom mais amarelado. No entanto, quando o bebê mamar mais (lembre-se que água não deve ser oferecida) a urina deve voltar à cor clara. Se isto não ocorrer, avise o pediatra.

Não é indicado consumir frutas ácidas quando se está com infecção urinária.

Limpar o canal da uretra constantemente evita que as bactérias se instalem. Limpe-se bem. Usar uma duchinha ou lenços umedecidos depois de evacuar garante que a sua pele fique livre de quaisquer resíduos. Enxugue-se de frente para trás.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Beber muita água durante todo o dia ou bebidas com ação diurética (chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce) – isso ajuda a diluir a urina e aumenta a excreção urinária. Urinar sempre que sentir vontade – não se deve “segurar” a urina.

O ovo é um excelente alimento e pode ser usado cozido, sem problema. De todo modo sugiro o acompanhamento com Nutricionista, para lhe orientar quanto a alimentação e a nutrição, de forma adequada. Com certeza isso contribuirá para otimizar o tratamento que está realizando.

A urina esbranquiçada/leitosa pode ser sinal de infecção urinária devido a presença de pus. Assim como a cor vermelha ou rosa também pode estar relacionada. “O motivo é a presença de bactérias e sangue na urina, geralmente, está acompanhada de dor ao urinar e/ou febre”, afirma Brandão.