O que fazer para evitar doença autoimune?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Não há como prevenir o desenvolvimento de doenças autoimunes uma vez que elas fazem parte do organismo do paciente. A recomendação, nesse sentido, é realizar consultas e exames de rotina para identificar qualquer alteração no corpo que possa sinalizar um possível desenvolvimento da doença.

O tratamento de grande parte das doenças autoimunes consistem na inibição do sistema imunológico por meio de drogas imunossupressoras, como por exemplo:

  • Corticoides;
  • Ciclofosfamida;
  • Micofenolato mofetil;
  • Rituximab;
  • Azatioprina etc.

As reações autoimunes podem ser desencadeadas de várias formas: Uma substância normal do organismo pode sofrer uma alteração provocada por um vírus, um fármaco, a luz solar ou a radiação, por exemplo. A substância alterada pode parecer estranha ao sistema imunológico.

Não, a doença autoimune não tem cura, mas, costuma ser altamente controlável e pode entrar em remissão e não reativar. Ou seja, é possível que, com o tratamento, a patologia deixe de ficar ativa, não dê mais sinais e também não reapareça no futuro.

Mas aí vieram as explicações, doença auto-imune, rara, sem cura e normalmente a expectativa de vida é de apenas 15 anos.

Diagnóstico de doenças autoimunes
Para identificar uma doença autoimune, o hemograma (exame de sangue completo) é bastante eficiente, uma vez que avisa que a contagem de células não está normal.

Por fim, destaca a publicação, também a colite e a doença de Crohn são responsáveis por mudanças de peso, sendo a perda a situação mais comum, uma vez que ambas as doenças (embora afetem partes distintas do corpo) causam diarreia, dor de barriga e perda de peso.

Como diagnosticar a doença autoimune? A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.

Alimentos ricos em ômega 3, castanhas e sementes são grandes aliados na dieta anti-inflamatória, assim como frutas cítricas e vermelhas, legumes, iogurtes naturais e outros probióticos, óleo de coco, azeite de oliva e abacate.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

São várias as doenças autoimunes, entre as mais conhecidas e mais comuns, estão:

  • Artrite reumatoide;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Tireoidite de Hashimoto;
  • Diabetes mellitus tipo 1;
  • Doença de Graves.

A autoimunidade acontece devido a uma falha no sistema imunológico que não consegue diferenciar os invasores de suas próprias células, órgãos e tecidos saudáveis. Em alguns casos, ela atinge o sangue, ossos, articulações e os músculos.

O médico imunologista estuda, diagnostica, trata e previne as doenças autoimunes, causadas pelo próprio sistema imune quando não reconhece as células de determinado órgão.

Pessoas que convivem com doenças autoimunes precisam ter atenção especial ao consumo de bebidas alcoólicas. Com a supressão de certos anticorpos, a probabilidade do consumo trazer prejuízos ao organismo pode aumentar, inclusive desencadeando crises, bem como o desgaste do fígado.