O que fazer para evitar bolhas?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para prevenir as bolhas, o melhor a ser feito é escolher muito bem o tênis; cuidar dos pés na véspera das prova; jamais usar sapatos muito apertados, mas também não deixá-los folgados para não roçar; utilizar pomadas e vaselina; se tiver pontos sensíveis no pé, proteger com esparadrapo.

Use vaselina ou Vick Vaporub entre os dedos ou em locais que você percebe que são mais sensíveis à formação de bolhas. Esses produtos “escorregam” e diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos; uma alternativa eficiente.

Limpeza: use sempre água fria e um sabonete apropriado, e realize a limpeza ao menos duas vezes ao dia. Repouso: descanse os pés e deixe o local afetado arejado o máximo possível. Proteja: procure usar curativos que não tenham colas, como uma gaze por exemplo, eles ajudam a manter as bolhas longe de atritos.

Proteger a área afetada com gaze; Não utilizar sapatos fechados até que a bolha cicatrize; Jamais arrancar ou puxar a pele da bolha (isso pode ferir ainda mais a pele e deixá-la desprotegida, mais propensa a infecções).

As bolhas formam-se, mais frequentemente, como resposta a uma lesão específica, como uma queimadura ou uma irritação e, em geral, envolvem apenas a camada superior da pele.

Aciclovir combate os vírus Herpes Simplex e Varicela-Zoster, interrompendo a infecção viral na região afetada.

De acordo com a dermatologista Joanne, vários fatores podem levar ao surgimento de bolhas, desde causas agudas e transitórias, até mesmo doenças complexas. “As causas transitórias são, por exemplo, atrito de um calçado, queimadura, picada de um inseto ou o contato com alguma substância que cause irritação ou alergia.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

As bolhas de queimadura em razão da gravidade
Queimaduras de primeiro grau, por exemplo, costumam ser secas e não produzem bolhas, melhorando entre 3 e 6 dias, com a descamação da pele, mas sem deixar sequelas. Já em queimaduras de segundo grau, as bolhas são comuns e geram dor, devendo ser drenadas pelo médico.

Fazer alguns treinos descalço (em ambiente seguro) ajuda bastante a calejar os pés, evitando grande sensibilidade. Além disso, correr descalço ajuda a melhorar a percepção do contato com o solo e também fortalecer a região.

A solução para isso é usar palmilhas. Existem muitas opções em silicone, couro e gel. Além disso, elas podem ser inteiras, cobrindo a sola toda, ou apenas uma parte, para o calcanhar ou para os dedos. Para escolher as palmilhas, analise as zonas do sapato que causam mais desconforto e, pronto, problema resolvido!

Sempre que houver uma compressão do calo, ele dói. É a forma que a pele encontra de se defender desse “apertão”. Portanto, o desconforto é evitado simplesmente protegendo a área, com protetores de calos, e não pressionando.

Despeje a água no recipiente e adicione sais mineiras, ervas e óleos essenciais de sua escolha! Cheque a temperatura da água antes de colocar os pés, e aproveite o relaxamento por quanto tempo desejar, o recomendando é deixar os pés "de molho" por no máximo 15 minutos e hidratá-los logo em seguida.

Aí, entre essas camadas surge o edema com líquido que, geralmente, traz uma leve sensação de ardência e causa forte dor quando pressionado. Pode furar a bolha? Os médicos são unânimes: você não deve furar a bolha para retirar seu líquido, nem remover a pele dela. O ideal é dar um “descanso” para o machucado.