O que fazer para evitar as cãibras noturnas?

Perguntado por: idinis6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os alimentos ricos em potássio, magnésio, cálcio e com vitaminas do complexo B são ótimos aliados para prevenir cãibras, já que contribuem para o bom funcionamento e para a contração dos nossos músculos.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

O que fazer quando há uma cãibra

  1. Se a cãibra ocorrer em movimento, parar;
  2. Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida;
  3. Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. ...
  4. Aplicar calor na região atingida.

5 alimentos eficazes no combate à cãibra muscular

  • 1 – Abacate. Abacates são ricos em são ricos em potássio e magnésio. ...
  • 2 – Melancia. Uma possível causa da cãibra é a desidratação, pois, para funcionar bem, o músculo requer hidratação adequada. ...
  • 3 – Batata doce. ...
  • 4 – Iogurte grego. ...
  • 5 – Mamão.

Pomada Calminex H 20g é indicada para tratamento sintomático de dores nas articulações e músculos resultantes de contusões, torções, estiramentos, torcicolos, traumatismos e câimbras. Também pode ser utilizado no tratamento de sintomas da nevralgia.

As câimbras noturnas acometem quase 50% das pessoas com idade superior a 50 anos, sendo que a maioria apresenta o problema em média três vezes na semana, o que causa um prejuízo muito grande na qualidade de vida.

Entre as causas estão: doenças neurológicas (como Parkinson), doenças renais, diabetes, medicamentos (diuréticos e estatinas), atividade física, muito suor e pouca hidratação, álcool e cafeína, gravidez. Geralmente, a cãibra tem duração de poucos segundos a um minuto.

Magnésio Dimalato - Auxilia na redução de câibras, fraqueza muscular e alterações emocionais.

“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

A quantidade estudada gira em torno de 0,3g de bicarbonato por kilo de peso corporal. O fator limitante neste caso é o desconforto gastrointestinal presente frequentemente. Cabe ao nutricionista e atleta chegarem juntos a uma quantidade e forma de absorção ideal.

Para atingir a quantidade de potássio, a pessoa teria de comer mais de 10 bananas por dia, sendo que 100g de passas de uva têm mais potássio do que a banana. Do ponto de vista nutricional, a banana não seria a primeira escolha para evitar as cãibras — explica.

Mas será que a banana evita câimbras mesmo ou isso não passa de mito? De fato, a banana é uma fruta cheia de benefícios para o nosso corpo e realmente pode ajudar em alguns casos de câimbra, mas, por si só, ela não é garantia de que estaremos livres desses espasmos musculares.

Vitamina B6 - Auxilia na contração e no relaxamento muscular, prevenindo câimbras. Vitamina E - Tem papel antioxidante, contribui na proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres.

Eletromiografia é feita se os músculos contraídos são fracos. Realiza-se RM do encéfalo e frequentemente da medula espinal se a fraqueza muscular ou sinais neurológicos são focais.

No entanto, ao se deparar com esse problema, é recomendado relaxar o músculo. Evite alongar a musculatura com força, como os atletas fazem, já que isso pode provocar lesões em pessoas que não estão com o condicionamento físico em dia, o ideal é fazer um alongamento leve ou uma massagem no local.

Eles podem ser muito dolorosos, apesar de não serem, em geral, perigosos. A maioria das cãibras noturnas não está associada a doenças graves por trás, mas diabetes e problemas circulatórios estão entre as condições que devem ser excluídas por um médico, especialmente se a cãibra for frequente e severa.

A cãibra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor a água e os sais minerais, como potássio e sódio, nesta região.

7 alimentos ricos em magnésio e a importância deles

  • 1 – Abacates. ...
  • 2 – Nozes. ...
  • 3 – Amêndoas. ...
  • 4 – Leguminosas. ...
  • 5 – Peixes Gordurosos. ...
  • 6 – Chocolate Amargo. ...
  • 7 – Sementes de Abóbora.

A cãibra pode ser tratada com uma compressa fria ou quente. Além disso, é possível fazer um alongamento do membro afetado, para diminuir a intensidade da dor. Por exemplo, se a panturrilha estiver com cãibras, você pode puxar o pé para cima com a mão para alongar o músculo da panturrilha.

A cãibra é, felizmente, um mal passageiro: dura de alguns segundos a minutos. Na hora do aperto, não alongue o músculo com força, como fazem os jogadores de futebol, pois há risco de provocar lesões mais graves.