O que fazer para evitar a paralisia do sono?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Como evitar a paralisia do sono?

  1. Evitar passar estresse;
  2. Exercitar-se regularmente, mas não muito antes de dormir;
  3. Descansar bastante;
  4. Manter um horário regular de sono;
  5. Tomar medicamentos prescritos de maneira correta;

A paralisia do sono só é considerada uma doença quando é recorrente (pelo menos dois episódios num período de seis meses) e/ou está associada a forte carga emocional. Ou seja, quem tem episódios frequentes de paralisia do sono e está tendo problemas com isso, como por exemplo medo de dormir, deve procurar ajuda.

A paralisia do sono é um transtorno que ocorre logo após acordar ou no momento em que se está tentando adormecer e que impede o corpo de mexer, mesmo quando a mente está acordada. Assim, a pessoa acorda mas não consegue se movimentar, causando angústia, medo e terror.

Embora alguns aspectos dessa lenda sejam confirmados pela ciência, como por exemplo dormir de barriga para cima que parece ser um dos gatilhos para o fenômeno da paralisia do sono, o resto não passa de uma lenda.

O que é e como acontece a paralisia do sono? A paralisia do sono é a incapacidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Pode ser entendido como um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

Paralisia do sono se trata de um distúrbio caracterizado pela paralisia temporária do corpo humano e ela pode ocorrer em dois cenários. O primeiro, é quando o corpo entra em em estado inconsciente antes da mente, já o segundo, é quando a mente desperta durante o sono REM.

O tempo que dura a paralisia do sono tende a ser variável. Em geral, possui duração não prolongada, que pode ocorrer entre 20 segundos até dois minutos.

A paralisia do sono é um fenômeno que ocorre enquanto você dorme e está em estado de relaxamento profundo, podendo acontecer logo ao adormecer ou um pouco antes de acordar como resultado de uma falha de sincronização entre o cérebro e o corpo.

Muita atenção quando for usar espelho num quarto de dormir! Ele não deve ficar de frente para a cama, já que assim reflete os pés de quem está deitado e isso é sinal de má sorte. O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr.

Dormir de bruços nivela a coluna, o que pode gerar dor nas costas, e em outras áreas, e lesões. Isso acontece porque é nessa região onde se encontra maior parte do peso.

Paralisia Cerebral (PC), a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

As crianças com tetraplegia espástica são as mais gravemente afetadas. Elas com frequência apresentam deficiência intelectual (por vezes grave), juntamente com convulsões e dificuldades para engolir.

Paralisia do sono é uma condição em que o cérebro desperta enquanto os músculos continuam dormentes. Isso faz com que a pessoa tenha consciência de sua situação e do que se passa ao seu redor, embora não consiga se mexer.

Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.

A cama nunca poderá ficar de frente para a porta do quarto, pois nesta posição a cama recebe muita energia Chi, que entra pela porta, e ficará com muita energia. Cama muito energizada pode deixar a pessoa com o sono muito agitado ou conturbado, por exemplo.

O feng shui diz que o problema está no fato de que, quando dormirmos com uma janela aberta, podemos nos sentir desprotegidos ou vulneráveis. A solução mais comum é fechar a janela ou fechar as cortinas ou persianas. Só com essas atitudes teremos a sensação de proteção.

Dessa maneira, colocar um travesseiro entre as pernas durante o sono mantém a pelve neutra e evita que a coluna gire. Manter um bom alinhamento postural alivia parte do estresse nos tecidos das costas, reduzindo a dor causada por uma inflamação no nervo ciático, por exemplo.