O que fazer para evitar a ferrugem?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

4 dicas para evitar ferrugem

  1. Sempre guarde ferramentas, utensílios e panelas de ferro em locais sem umidade próxima. ...
  2. Use óleos anticorrosivos e lubrificantes para untar ferramentas, peças, bicicletas e panelas. ...
  3. Não guarde ferramentas, peças e outros utensílios de ferro com sujeira.

Hoje em dia, para evitar a ferrugem nas chapas metálicas é possível optar por dois tipos de metais que são mais resistentes contra esse tipo de processo corrosivo: trata-se do aço inoxidável e do aço galvanizado.

Resultado do processo de oxidação, a ferrugem é fruto da reação química gerada pelo contato do ferro com o oxigênio presente na água e no ar.

A proteção pode ser feita das seguintes formas:

  • Criação de uma barreira impermeável entre o aço e o meio corrosivo.
  • Introduzindo uma substância que inibe a ação química da corrosão.
  • Induzindo uma atividade galvânica que atua contra a atividade galvânica da corrosão.

O vinagre é muito utilizado para remover ferrugem de inox, ferramentas e materiais industriais graças a sua praticidade. Basta despejar um pouco de vinagre no objeto e deixá-lo por algumas horas (ou, se possível, 48h em imersão).

O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.

Corrosão é o desgaste sofrido por uma peça metálica por causa de um processo eletroquímico. A proteção está ligada a métodos, como a eletrólise, para evitar que a corrosão ocorra. A corrosão dos metais é um processo natural resultante, geralmente, de reações de oxirredução ou corrosão eletroquímica.

Uma das formas de impedir a corrosão é impedir que a superfície de ferro entre em contato com o ar úmido, pois o par O2/H2Oque caracteriza o ar úmido (ou água aerada) acelera o processo de corrosão. Logo, impermeabilizar a superfície é uma forma de impedi-la.

A diferença entre os metais nobres e os metais não-nobres é que os metais nobres não oxidam, e os metais não-nobres, sim. Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Por isso, veja a seguir algumas ações cruciais para evitar a oxidação do ferro!

  1. Evite contato com água.
  2. Não expor o material à umidade do ar.
  3. Cuide do local em que ele será armazenado.
  4. Galvanize os objetos.
  5. Mantenha os objetos sempre limpos.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

Aposte em água e sabão neutro
Nesse sentido, a água e o sabão neutro são imbatíveis antes do polimento. Essa suave combinação é capaz de eliminar resíduos e deixar a peça pronta para voltar a brilhar.

A corrosão é o resultado prático da oxidação em um metal. Conforme o metal vai se oxidando, ele se degrada e suas camadas vão sendo expostas. Ferrugem, esse processo ocorre em materiais que contenham ferro em sua composição.

Em ligas de aço, cujo ferro é o principal componente, sofrem corrosão com o passar do tempo quando expostas ao oxigênio e água, ocorrendo desta forma a formação da ferrugem. A ferrugem é uma mistura de hidróxidos de ferro hidratados e óxidos, visto que as principais espécies químicas desta mistura são: Fe3O4 - Fe2O3.

3H2O. Em regiões litorâneas ocorre a ferrugem com maior frequência devido a alta concentração de vapor d'água e oxigênio (um objeto de ferro submerso em água tende a se oxidar (enferrujar) menos que um objeto em contato constante com vapor d'água).