O que fazer para evitar a cegueira?

Perguntado por: ichaves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 3 votos

Reduza o consumo de álcool; Evite a exposição ao sol; Use óculos de sol; Evite a automedicação – A automedicação pode trazer consequências graves à saúde, como reações alérgicas e dependência.

É fundamental incluir no cardápio alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ômega 3, betacaroteno, ácido fólico e zinco. A falta de alguns desses nutrientes pode ocasionar problemas oculares como acomodação visual, distúrbios na percepção das cores, secura nos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e cegueira noturna.

Deficiência visual: conheça os sintomas

  • Visão embaçada.
  • Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  • Distorção das formas.
  • Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

De maneira geral, cegueira causada por falta de óculos, opacidades da córnea e catarata podem ser tratadas, enquanto doenças graves da retina e do nervo óptico ainda não tem tratamento. De maneira geral quando a pessoa não enxerga mais luz a medicina atual ainda não pode ajudar.

A chamada luz azul, que é emitida pelos celulares, emite uma radiação por fotoxididade, que são partículas que se acumulam na retina e a danificam, desgastando o globo ocular. A longo prazo, isso pode gerar problemas muitos graves, levando até à cegueira.

A vitamina E, zinco e Niacina presentes nos cereais ajudam a promover a saúde dos olhos de uma forma geral. Laranja e limões contém altos índices de vitamina C, que podem ajudar a reduzir os riscos de catarata e degeneração macular. Pistaches, amêndoas, nozes e castanhas, são ricos em omega 3 e vitamina E.

5 dicas para melhorar a visão

  1. #1 – Alimente-se bem. Já ouviu falar nos alimentos que contribuem para a qualidade da visão? ...
  2. #2 – Faça exercícios físicos regularmente. A prática de exercícios físicos não contribui apenas para a boa forma corporal. ...
  3. #3 – Proteja os olhos. ...
  4. #4 – Descanse os olhos. ...
  5. #5 – Não fume.

Frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo são ricas em vitamina C, nutrientes com antioxidade e flavonoides. Essas substâncias são responsáveis por combater os radicais livres, auxiliando na prevenção de perda de visão e da degeneração macular.

Não podemos corrigir a visão sem ajuda profissional e não existe nenhum conserto rápido e fácil para os problemas de visão. Mas com ferramentas como uma boa nutrição e uma boa dieta, você ainda consegue ajudar os seus olhos naturalmente e por si mesmo. Como sempre, fale com o seu oftalmologista.

Muitas vezes, a vista cansada é um sintoma natural do envelhecimento do olho e é causada por mudanças na lente do olho. No entanto, outras causas podem contribuir para o problema, como o uso excessivo de dispositivos eletrônicos ou a falta de iluminação adequada.

Entre os principais fatores que elevam a chance de desenvolvimento de cegueira estão a diabetes, a hipertensão, problemas relacionados à tireoide, artrite reumatoide e traumas oculares. A doença se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular, o que leva a danos no nervo óptico.

7 dicas para manter a saúde ocular

  1. Durma no mínimo oito horas por dia. ...
  2. Evite o consumo de bebidas alcóolicas. ...
  3. Tenha alimentação balanceada. ...
  4. Não esqueça os óculos escuros. ...
  5. Não descuide durante o tempo seco. ...
  6. Se você precisa de óculos de grau, não deixe de usá-los. ...
  7. Realize consultas oftalmológicas.

Na maioria das vezes, a cegueira não pode ser revertida e a pessoa precisa se adaptar à condição. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, vêm desenvolvendo um dispositivo que pode mudar essa realidade.

Infelizmente qualquer pessoa pode ficar cega. Em pessoas saudáveis é muito raro que alguma doença cause cegueira. Sempre devemos lembra do risco de um acidente machucar os olhos e causar um dano irreversível.