O que fazer para estimular o bebê a mexer na barriga?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Veja 5 maneiras de estimular o bebê na barriga:

  1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. ...
  2. Ouvir música. ...
  3. Ler histórias para o bebê ...
  4. Um pouco de luz faz bem. ...
  5. Variar na alimentação.

Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

O bebé pode manifestar através de movimentos que está a sentir o amor e o carinho. Os especialistas acreditam que este tipo de gestos vai ajudar o bebé a reconhecer o toque como forma de acalmar. Estudos provam que o bebé consegue ouvir sons exteriores.

Por ser uma fonte rápida de glicose e também conter um certo poder estimulador, o chocolate ajuda a melhorar a movimentação fetal se a causa realmente for o jejum materno.

Problemas com o Sono
Bebês dormem dentro da barriga da mãe e, enquanto esse sono acontece, é normal que não se movam. Muitas mães ficam preocupadas com a falta de movimento nesse período, que dura normalmente entre 20 a 40 minutos, mas é normal de acontecer.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

Diminuição dos Movimentos Fetais
Os movimentos do bebê no útero são um importante indicador de sua saúde e, por isso, uma diminuição na frequência ou intensidade dos movimentos pode ser um sinal de falta de oxigênio.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Geralmente, a movimentação fetal costuma ser mais intensa à noite, especialmente entre às 21h e 2h da madrugada. Outra informação importante a ser compartilhada é que o bebê, quando está acordado, se mexe, aproximadamente, 30 vezes por hora.

Dormir de barriga para cima ou do lado direito não é MITO , pelo peso do bebê e tamanho da barriga , essa posição comprime a VEIA CAVA , dificultando assim o retorno venoso e oxigenação , prejudicando assim a irrigação da Placenta .

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Observe o crescimento saudável do bebê

  1. Você troca as fraldas de 8 a 10 vezes por dia? ...
  2. O bebê fica distraído sozinho em algum momento do dia? ...
  3. O bebê se acalma ao escutar música? ...
  4. Ele estabelece contato visual e dá risadinha? ...
  5. Ele dorme por mais horas e chora menos? ...
  6. Aprenda outras dicas de cuidado do bebê:

O bebê dentro da barriga dorme em grande parte do seu dia, chegando até 12 horas de sono e durante essas longas sonecas ele tem sonhos. Mas sonhos, como assim? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe1.

Como ocorre uma revolução hormonal em seu corpo, o seu comportamento é alterado. Uma causa frequente para isso são as transformações corporais, que provocam insegurança e prejudicam a autoestima. Ao mesmo tempo, há relatos de afastamento da mulher por não suportar o cheiro do companheiro, que até causa enjoo.

Entretanto toda gestante já ouviu alguém fazer a recomendação de comer um pouco de chocolate antes do exame de ultrassom. Mas não se iluda. De fato comer chocolate faz o bebê se movimentar mais, mas isto não significa que a imagem será melhor ou que será possível ver o sexo do bebê.

O quinto mês de gestação compreende da 17ª à 20ª semana lunar. Nesse período, o bebê tem suas pernas aumentadas, e passa a desenvolver tecido gorduroso embaixo da pele. É no quinto mês que, provavelmente, os pais saberão o sexo do bebê, já que nesse período a genitália se desenvolve bastante.

Comer chocolate deixa o bebê mais agitado? É possível dizer que sim, comer chocolate na gravidez pode deixar o bebê um pouco mais agitado. Mas, algumas circunstâncias contribuem para que isso aconteça, e fique tranquila, não faz mal algum a ele.

A mãe pode ter a impressão de que a movimentação diminuiu, mas isso acontece por pura falta de espaço. Quando ocorrem, os movimentos no útero passam a ser mais agressivos. Por vezes, a mamãe tem de suportar as dores provocadas pelas manifestações da criança.