O que fazer para espantar Maritacas do telhado?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

“Um jeito de evitar é colocando o forro de metal, colocando proteção de metal nos buracos do forro. Se você colocar de plástico elas têm o bico muito forte e conseguem arrebentar, e muita gente comete esse erro.

Foi então que teve a ideia de usar materiais simples, encontrados no sítio, para criar um espantalho que imitasse o predador das maritacas: o gavião carcará.

Retire fontes de água próximas. Um jeito legal para aprender como afastar passarinhos do telhado ou qualquer outra área da casa é retirar qualquer fonte de água. É importante removê-la de locais que as aves gostam de ficar, mas também de lugares abertos, onde elas têm acesso, como quintais, por exemplo.

As maritacas incubam seus ovos por cerca de 4 semanas, e os filhotes permanecem no ninho por no máximo nove semanas. Tendo completado este ciclo que dura aproximadamente 3 meses, as aves abandonam naturalmente o ninho.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

A Polícia Militar Ambiental reforça que a caça, a captura, a apanha destes animais é considerada crime ambiental, o autor pode ser responsabilizado criminal e administrativamente por meio da aplicação de multa no valor de R$ 500,00 por animal capturado.

Fácil de ser vista na natureza, a maritaca é um animal silvestre! Sendo assim, ela só pode ser criada em cativeiro com a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

25 anos

Apesar de ser um pássaro barulhento, é discreto ao movimentar-se entre as árvores e, geralmente, dorme em bandos, exceto nos períodos de reprodução. Ele habita florestas úmidas e semiúmidas, pântanos e matas de galeria. Além disso, também é frequente em áreas urbanas.

Use tela passarinheira para fechar acesso ao interior do forro! Limpe o forro retirando ninhos, ovos e filhotes, utilize luvas e mascaras. Aplique nas ripas, caibros, etc, locais de pouso o gel repelente byebird, este produto afasta de imediato, sem causar danos a ave.

Eles enxergam as cores como nós humanos? Não, o espectro de cores deles é muito mais amplo. Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV, azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

Vale lembrar que é proibido por lei destruir ninhos de animais silvestres, bem como pegar esses animais. (Lei n5197 de 3 de janeiro de 1967). Caso você encontre algum animal ferido é necessário entrar em contato com um Centro de Reabilitação de Animal Silvestre da sua cidade.

O que uma maritaca come? Por ser um animal silvestre, a maritaca deve ser alimentada como se estivesse na natureza e, de preferência, com produtos naturais — nunca com alimentos processados, industrializados e com açúcar.

São aves com bico forte, voam em bandos e são bastante barulhentas. Nos forros dos telhados, além de acomodar seus ninhos, descascam os fios elétricos que podem causar curto circuito nas instalações, gerando danos materiais. Fazem barulho durante a noite, perturbando o sono de muita gente.

A incrível maquina que são os olhos de um papagaio não se limita apenas a essa membrana, eles também têm visão ultravioleta, ou seja, enxergam uma paleta de cores muito maior que o ser humano e enxergam até 10 vezes mais que um mamífero.

Geralmente é feito quando a ave se encontra irritada e é sinal de agressão. Acenar – Abanar a cabeça para cima e para baixo ou fazer uma vénia é uma forma de chamar a atenção.

Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (0800 618 080), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Gratuito. Criação do processo no SEI! MG referente à criação amadora de passeriformes da fauna silvestre nativa.