O que fazer para envelhecer mais devagar?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Elas incluem comer o tipo certo de alimentos — um bom lugar para começar seria a dieta mediterrânea —, comer menos calorias e com menos frequência. Exercício físico também ajuda.

Os índices UVA e UVB são extremamente agressivos para a derme e são responsáveis por 90% dos casos de envelhecimento precoce. Isso acontece porque a radiação aumenta os índices de radicais livres que danificam as células de colágeno e elastina, contribuindo para a flacidez e outras queixas.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

A atividade física regular é uma forma fundamental de se manter jovem. Fortalece os músculos, aumenta a energia e melhora o humor. Movimentar-se mantém o cérebro afiado e diminui o risco de doenças relacionadas à idade, como as cardíacas.

Acerola. Entre as famosas frutas que combatem o envelhecimento também podemos citar a acerola. Assim como a laranja, ela é fonte de vitaminas A e C, que ajudam a prevenir o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol. A vitamina A, inclusive, é antioxidante e auxilia no combate às rugas e manchas escuras.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

  1. 1 - Nunca deixe de retirar a maquiagem.
  2. 2 - Use protetor solar todos os dias.
  3. 3 - Invista na esfoliação.
  4. 4 - Não descuide da hidratação.
  5. 5 - Procure seguir um estilo de vida saudável.

Os principais suplementos para uma pele mais jovem, são:

  1. 1-VITAMINA A e C. A vitamina A está presente em produtos lácteos (leite, manteiga, iogurte, leite de soja), fígado animal ou de peixe, frutas e vegetais contendo betacarotenos (cenoura, damasco, manga). ...
  2. 2-COLÁGENO TIPO 2. ...
  3. 3-COENZIMA Q10. ...
  4. 4-ÔMEGA 3. ...
  5. 5-VITAMINA E.

5 substâncias que ajudam no rejuvenescimento da pele: descubra a ação do colágeno, da vitamina E e outras

  • Colágeno. ...
  • Vitamina E. ...
  • Ácido Hialurônico. ...
  • Retinol. ...
  • Pro-Xylane.

Gelatina

Alimento rico em colágeno #1 – Gelatina
A gelatina é extraída de ossos, pele e cartilagens de animais como bois e porcos, sendo muito rica em colágeno. Opções de qualidade e sem corantes ou aromatizantes são mais benéficas, e podem ser usadas em receitas.

Café envelhece? Mito! Muito pelo contrário: o café pode ajudar a manter a pele jovem e, portanto, é bastante utilizado em produtos voltados para o nicho da estética. Os sais minerais presentes no café como magnésio e manganês ajudam na oxidação e na regeneração da pele.

Feito isso, é hora de melhorar a aparência do seu rosto.

  1. Faça limpeza de pele. O conjunto “limpeza de pele” pode parecer genérico, quando se trata de um processo com muitas etapas. ...
  2. Hidratação. A hidratação da pele é outro passo indispensável. ...
  3. Use protetor solar. ...
  4. Evite banhos quentes. ...
  5. Invista em procedimentos estéticos.

as peles morena e negra costumam envelhecer mais ... A pele do rosto fica com um aspecto mais envelhecido que a do restante do corpo mais rapidamente porque está constantemente exposta aos raios ultravioletas, visto que a área normalmente fica desprotegida da ação direta do sol.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, dentre outros, são também fatores que “aceleram” o trabalho do relógio e provocam o envelhecimento precoce da pele.

Mas para acompanhar esta “mais conhecida”, a idade cronológica, temos também a idade biológica, a idade psicológica e a idade social.

Genética de milhões
Algumas pessoas definem como sorte não apresentar sinais de envelhecimento. O médico, porém, afirma que a resposta está no organismo. “Essas pessoas têm uma genética muito favorável”, garante.

Quem busca uma pele mais jovial precisa incluir, em suas refeições, alimentos ricos em vitaminas e antioxidantes. Essas substâncias ajudam a combater os radicais livres, os quais contribuem diretamente para o envelhecimento.

Limão, laranja, abacaxi, maracujá, tangerina, acerola e kiwi são alguns dos alimentos que melhoram o aspecto da sua pele. Ricas em vitamina C, uma das principais responsáveis pela produção de colágeno, essas frutas ajudam a dar um up na sustentação da sua cútis.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.