O que fazer para engravidar aos 39 anos?

Perguntado por: rsilveira8 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Independentemente da sua idade, há algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudá-la a engravidar, como:

  1. deixar de fumar.
  2. reduzir o consumo de álcool.
  3. tomar ácido fólico.
  4. seguir uma dieta saudável.

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.

O ideal é que o homem e a mulher sigam o programa alimentar. Na fase de limpeza do organismo, a dieta é bastante restritiva. Em geral, é feita por 15, 21 ou 30 dias, no máximo. No café da manhã, pode-se ingerir um copo de suco desintoxicante (feito com couve, maçã e gengibre) e uma tapioca com pasta de grão-de-bico.

É comum as mulheres sentirem receio em deixar a maternidade para depois dos 30 anos, mas a professora e psicóloga Jean Twenge derrubou a crença de que depois de três décadas completas de idade começam os problemas de fertilidade.

Como a gravidez leva algumas semanas para ser confirmada, os médicos costumam indicar a ingestão da vitamina cerca de um mês antes de a mulher engravidar, seguindo com o tratamento ao longo de todo o primeiro trimestre gestacional, a fim de promover outros benefícios à saúde da mãe e do bebê.

Em principio o casal deve procurar um ginecologista ou endocrinologista reprodutivo, que podem começar a investigação do casal. Para mulheres vale a pena um exame completo dos hormônios relevantes e um ultrassom pélvico ou transvaginal. Histerosalpingografia é um ótimo exame para saber se há problemas com as trompas.

O chá é uma ótima opção para mulheres que querem engravidar. Existem várias opções na natureza, sendo os chás mais populares: chá de inhame, de unha de gato, uxi amarelo, ginseng e urtiga. O segredo é saber utilizar o chá certo na quantidade certa para alcançar o efeito desejado.

Portanto, quando as relações sexuais ocorrem até quatro vezes no intervalo de sete dias, eleva-se a possibilidade de haver espermatozoides na região das trompas. Consequentemente, se a mulher estiver ovulando ou perto de ovular, isso aumenta as chances de engravidar. Logo, planejar o sexo vale muito a pena!

A partir dos 19 até os 26 anos de idade, a fertilidade da mulher atinge o seu pico com as maiores chances para engravidar naturalmente, que chega a quase 30% se a relação sexual ocorrer sem proteção no período da ovulação. Entre 27 e 34 anos, a fertilidade decresce, e a possibilidade de gravidez diminui um pouco.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Após essa faixa etária, existe sim a possibilidade de ter uma gestação tranquila e saudável, no entanto, é preciso que seja monitorada de perto, considerando todos os riscos genéticos que aparecem com mais frequência à medida que as mulheres envelhecem.

A vitamina B9 ou ácido fólico é umas das vitaminas do Complexo B já bem estabelecidas como suplementação da mulher que está tentando engravidar.

Para saber mais sobre cada um deles e conhecer as propriedades que aumentam a fertilidade do organismo feminino, continue lendo a matéria!

  • Chá de inhame é rico em fito-hormônios que aumentam a fertilidade.
  • Chá de urtiga tem ação anti-inflamatória.
  • Chá de dente-de-leão aumenta a circulação sanguínea do corpo.

Aquecer o útero é uma das principais manobras utilizadas. Na Medicina Tradiiconal Chinesa, a essência do rim nutre o útero e espessa o endométrio, deixando-o apto para o embrião, um útero receptivo para a implantação, é um útero quente.