O que fazer para engordar o leite materno?

Perguntado por: esalgado . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Alimentos como as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, macadâmias, amendoim etc), açaí, chocolate amargo, abacate, azeite, peixes como atum, bacalhau, salmão, sardinha e atum, semente de chia e quinua são ótimas opções.

O primeiro leite que sai da mama durante a mamada é rico em sais minerais, água, proteínas e açúcares. Depois sai um leite misturado e então desce o leite mais encorpado, brancacento, mais opaco, que é rico e tudo o que o primeiro leite tem e ainda é cheio de gorduras, que sacia e engorda a criança.

Não se engane: para ganhar peso não é necessário ter uma dieta rica em gordura, e sim uma dieta equilibrada e de acordo com as necessidades da criança. Invista em alimentos ricos em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, proteínas, e torne cada vez mais o momento de comer algo leve e divertido.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  • Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  • Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  • Desidratação.

Plantas medicinais como o feno grego (Trigonella foenicum-graecum), o cardo mariano (Silybum marianum), o funcho (Foeniculum vulgare) e a camomila (Matricaria recutita) têm sido estudadas como recurso para aumentar o volume de leite produzido.

Recém-Nascido: 50 centímetros e 3,3 quilos. 1 mês: 55 centímetros e 4,2 quilos. 2 meses: 57 centímetros e 5 quilos. 3 meses: 61 centímetros e 5,7 quilos.

O bebé parece saciado após cada mamada (fica relaxado e tranquilo, podendo mesmo adormecer durante ou logo após a mamada e a sucção fica mais lenta, acabando por se desinteressar da mama);

Existem diversas frutas boas para aumentar o leite materno que podem ser consumidas in natura ou em sucos. Manga, melancia, pêra e maçã são as frutas mais indicadas para melhorar a amamentação. Inclusive, as mães também podem beber sucos cítricos, feitos de laranja, por exemplo.

No caso de alimentos à base de milho, caso da canjica, o raciocínio é de que eles fornecem mais carboidratos, principal fonte de energia do corpo. “Esse aumento de calorias disponíveis pode colaborar para a produção do leite”, explica Loretta Campos, pediatra consultora em Aleitamento Materno pelo IBCLC.

Quando a mãe apresenta baixa produção de leite ou apresenta a falta dela, damos o nome de Hipogalactia. Essa condição pode ser causada por muitas situações, mas a mais comum delas é a dificuldade da pega, ou pega incorreta do peito, o que prejudica a extração de leite na mamada.

Pode ser porque seu organismo libere maior quantidade dos hormônios da lactação, pode ser por algum problema na hipófise que libera quantidades excessivas desses hormônios, por uso de medicamentos ou até mesmo porque o bebê não consiga sugar efetivamente a mama.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Certos estudos, afirmam que o consumo de chá de jasmim e do tempero de salsa pode ser bom para saber como secar o leite materno. Os dois ajudam a diminuir o níveis de prolactina, hormônio que ajuda na produção do leite.

No começo, o leite pode ter a aparência de água de coco. Já no meio, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), sua coloração pode ficar mais opaca, mudando para tons amarelados no fim da mamada.

A especialista destaca que quando existe dor e vermelhidão na área, é necessário realizar medidas de conforto. “Vale ordenhar o mínimo possível para eliminar incômodos e fazer compressas geladas sobre a mama”, aponta.

Não há evidências de que cerveja preta promova aumento da produção de leite materno. E pode até ser arriscado tomar qualquer tipo de álcool, pois ele passa para o leite materno. Portanto, cervejas não devem ser consumidas. nenhum tipo de bebida alcoólica.