O que fazer para engordar o gado na seca?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Nesta época, o reforço deve ser feito no cocho, principalmente com sal mineral com a ureia. O sal proteinado também pode ser oferecido. A ureia é um ótimo composto para ser usado na seca. Evita a perda de peso e potencializa os resultados do sal.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.

Para corrigir a deficiência de pastagem, especificamente no período da seca, é possível preparar uma mistura caseira para amenizar os danos, conforme abaixo:

  1. 12kg de ureia;
  2. 25kg de sal branco;
  3. 10kg de sal mineral;
  4. 40kg de farelo de soja;
  5. 30kg de milho moído.

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

A suplementação da dieta com sal mineral melhora a saúde dos bovinos de forma geral, uma vez que o seu sistema imunológico é reforçado, bem como o funcionamento do seu sistema digestivo.

A cana-de-açúcar pode ser usada como fonte forrageira para o período da seca, na alimentação de bovinos confinados ou em pastejo; neste caso, como uma forma de resolver problemas relacionados à baixa disponibilidade de matéria seca da pastagem.

Guzerá: proveniente da Índia e Paquistão, chegou ao Brasil em torno de 1870, é considerada a primeira espécie de zebuíno a ser trazida para o país. As características físicas são pelagem que varia em tons de cinza, do mais claro ao escuro. Grande porte, muito fértil e resistente à seca também são características.

Vitamina B12 atua na síntese de energia, aumentado a ingestão alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca.

Suplementos indicados para boi magro para engorda

  • Sal proteinado. Vamos começar pelo mais conhecido. ...
  • Sal Mineral. Provavelmente, você já ouviu falar sobre ele. ...
  • Sal mineral + Sal proteinado. Esses dois tipos de suplementos podem ser usados juntos. ...
  • Virginiamicina. ...
  • Como servir ureia para o boi magro para engorda.

A engorda é a fase final da pecuária de corte, e por muitos, considerada a mais importante. Também exige cuidados e atenção como nas outras fases, explicadas nos textos de cria e recria. Neste estágio o boi tem como principal objetivo alcançar o peso final adequado o mais rápido, eficiente e melhor possível.

O Bovitam injetável também pode ser utilizado a fim de acelerar a engorda do gado de corte, nesse caso a aplicação pode ser feita a cada 90 dias.

Quantidade ideal de sal mineral para os bovinos
Geralmente, a dosagem ideal é o produtor servir entre 60 gramas a 90 gramas por animal adulto por dia. E entre 20 a 30 gramas de sal mineral para os bezerros. Na primeira fase de vida dos bovinos, esse suplemento é importante.

Os animais começam comendo cerca de 100 gramas por dia e terminam o ciclo no sistema ingerindo aproximadamente 1 kg de ração por dia, com média de consumo em todo o período de 500 a 600 gramas por dia e ganho médio de peso de até 1,2 quilos por dia.

Sal proteinado
Muito utilizado na seca. Como o nome já diz, tem proteína como base. Pode ser utilizado nas águas também. Inclusive, o ideal é que o fornecimento se inicie antes do período de estiagem.

sal protéico – 1 g/kg de peso vivo/animal/dia; concentrado - entre 2,5 a 5 g/kg de peso vivo/animal/dia. Sal protéico – é uma forma econômica de manter o peso do rebanho ou ganhos moderados de até 200 g/animal/dia, dependendo do pasto.