O que fazer para eliminar os gases do bebê?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Bebês com cólica costumam gostar muito dessa posição. Deite o recém-nascido de bruços sobre seu antebraço, enquanto faz movimentos circulares nas costas do seu filho. O carinho vai ajudá-lo a relaxar e a pressão na barriga ajuda a soltar os gases.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre). Quando a mãe amamenta e o bebê chora de tarde, sempre há alguma alma caridosa que diz: “Claro!

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
“Baseado na anatomia do trato gastrointestinal, podemos dizer que dormir de lado pode ajudar o livre trânsito dos gases pelo intestino, favorecendo sua eliminação e aliviando, assim, os sintomas”, afirma o especialista.

Mas além disso a camomila também auxilia no controle da má digestão. Sendo assim, o chá de camomila pode ser bastante útil não apenas para o alívio das cólicas dos bebês, mas também para auxiliar no sono e descanso de mãe e filho(a) nesses meses tão intensos.

Chás contendo camomila, passiflora, erva-doce e melissa, por exemplo, ajudam nas cólicas e podem auxiliar no sono do bebê. Por isso, inclua esses chás na sua dieta pós-parto para auxiliar a evitar as cólicas no bebê, e até mesmo a aliviar o problema.

Quatro exemplos de medicamentos que ajudam a eliminar gases intestinais são:

  1. Simeticona.
  2. Carvão vegetal ativado.
  3. Probióticos.
  4. Comprimidos de lactase.

Por exemplo, deitar de barriga para cima e colocar as pernas para o alto costuma ajudar, principalmente se a dor abdominal estiver sendo provocada por gases, já que essa posição ajuda a eliminação dos flatos. Outra posição é deitar e dobrar os joelhos em cima da barriga, pressionando-as.

Coloque o bebé sobre o seu braço, de barriga para baixo, apoiando bem a cabeça (que deverá ficar um pouco mais alta que o corpo). As pernas podem ficar penduradas de cada lado do braço, mas o bebé permanece estável e a pressão na barriga pode permitir aliviar os gases.

Qual a diferença entre gases e cólica? Chamamos de cólicas uma dor aguda na barriga acompanhada de espasmos e desconfortos para o bebê, e tem duração maior que os gases. Eles acontecem naturalmente nas primeiras semanas de vida e é uma dor, seguida pela liberação deles e então o alívio, assim como é nos adultos.

Os bebês, como todos nós, têm bolhas intestinais. No entanto, ao contrário de adultos e crianças mais velhas, eles não têm inibições de torná-lo conhecido, geralmente em voz alta. O acúmulo de gases não bonito, mas é normal. Às vezes, porém, pode ser um problema, causando desconforto ou até mesmo dor.

Chá de erva-doce e funcho

  1. Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por dez minutos.
  2. Beba várias vezes ao dia, sem adição de açúcar, para obter mais eficácia como remédio para gases.

“Quando estamos dormindo, o gás que atinge o reto, a porção distal do trato gastrointestinal, é liberado de forma inconsciente. Entretanto, devido à redução da mobilidade intestinal, há tendência a um acúmulo de gás no intestino, sendo liberado em maior quantidade pela manhã”.

Em outras palavras, a atenção deve ser redobrada quando a instalação de gases é abrupta ou quando há perda de peso, presença de sangue nas fezes ou sensação de “gás” no tórax.

Simeticona ou Dimeticona
Esse processo ajuda a cessar os gases em produção. Por ser um medicamento que não é absorvido pelo organismo, não oferece risco de efeitos colaterais ou reações adversas.

Deite o seu bebê de frente para você em uma superfície confortável. Converse com ele calmamente enquanto coloca as palmas das suas mãos, em forma de concha, sobre a zona abdominal do seu bebê durante alguns segundos. O próprio calor da mão ajuda a relaxar o intestino e a libertar os gases.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

A crise de cólica do bebê dura em média 3 horas em pelo menos 3 dias por semana, por 3 semanas ou mais. O surgimento da cólica costuma ser em torno de duas a três semanas após o parto. Já no caso dos bebês prematuros, contamos como duas a três semanas depois do dia previsto para o nascimento.

A microbiota do bebê começa a se formar quando ele ainda está no útero da mãe e alterações na sua diversidade e composição podem ser encontradas naqueles que apresentam cólicas, ou exacerbar os sintomas pelo aumento da fermentação da lactose, outros carboidratos e proteínas.

Gases: A dor costuma aparecer na parte superior do estômago, logo abaixo do coração, acompanhada de inchaço da região. Cólica renal: A dor surge nos flancos, região das laterais da barriga, com possíveis irradiações para a virilha.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, Luftal atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.