O que fazer para eliminar a apneia do sono?

Perguntado por: eevangelista3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

O tratamento adequado para apneia do sono pode reduzir drasticamente o risco de complicações à saúde. Você pode precisar de um aparelho CPAP à noite, um dispositivo oral ou até mesmo uma terapia posicional que força você a dormir de lado, em vez de barriga para cima.

O tratamento de escolha para a apneia do sono é o uso de uma pressão positiva contínua nas vias aéreas, ou CPAP. Ao empurrar o ar para os pulmões através de uma máscara nasal, o dispositivo ajuda a manter as vias aéreas desobstruídas durante a noite.

Quais são as causas da apneia obstrutiva do sono? O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal. Indivíduos com excesso de peso ou obesidade são mais propensos a ter apneia do sono.

A pesquisa descobriu que a combinação de duas classes de medicamentos disponíveis – reboxetina e butilbrometo – manteve os músculos ativos durante o sono, facilitando a respiração regular e estável.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca ...

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença.

Os exercícios aeróbicos como a corrida, natação e ciclismo são ideais para pessoas portadoras de apneia. A atividade física atua sobre o distúrbio favorecendo o sistema respiratório. E, assim, diminui a chance de ronco e evita as paradas respiratórias.

O chá de camomila também é conhecido por proporcionar um sono melhor, principalmente para aqueles que sofrem com dificuldades para dormir ou que sofrem de apneia do sono.

O travesseiro antironco é um produto especialmente desenvolvido para auxiliar as pessoas que sofrem com distúrbios do sono como o ronco e a apneia do sono.

Por que a apneia pode matar? A apneia do sono é caracterizada pela interrupção da respiração durante o sono. Ela pode ser classificada em três níveis: leve, quando se tem 5 a 14 interrupções; moderada, de 15 a 30; e grave, quando se tem mais de 30 interrupções na respiração por hora de sono.

Os médicos diagnosticam a apneia obstrutiva do sono quando ocorre o seguinte: A respiração é interrompida durante o sono. Há 5 ou mais interrupções respiratórias por hora. Cada interrupção dura mais de 10 segundos.

1) Pneumologista
Pessoas que sentem ou acordam com muita falta de ar e/ou os batimentos acelerados, é recomendado se consultar com o pneumologista. Então, ele avaliará a oxigenação no seu organismo e o melhor tratamento para o ronco e os sintomas que somam a apneia do sono.

Para esses casos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) oferece tratamento gratuito por meio do Programa de Apneia Obstrutiva do Sono Grave, o primeiro criado no Brasil para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste caso, é normal que pessoas com apneia sintam dificuldades para se concentrar durante o trabalho ou em atividades mais passivas, como palestras e reuniões. Isso acontece por conta da baixa qualidade do sono do paciente. O sono no trabalho pode levar a uma queda de rendimento e erros, além de te tornar disperso.

O ideal é escolher um que alinhe o pescoço com a coluna, como um travesseiro anti-ronco. Esse travesseiro apresenta uma espuma com densidade progressiva, não sendo nem muito mole e nem muito dura.